0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã  
Educação
06 de Julho de 2018 - EDUCAÇÃO
Tupã recebe “Selo Parceiro Univesp”
Por:

O Prefeito Ricardo Raymundo e o secretário municipal de Educação, Mauro Guerra, estiveram na última terça-feira (3) em uma cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, onde a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), única pública 100% a distância do Brasil, assinou convênio com 230 municípios que implantaram novos polos em 2018 (143 no 1º semestre e 87 no 2º semestre).

O evento contou com a presença do governador Márcio França, da presidente da Univesp, Fernanda Gouveia e outras autoridades. A cerimônia contou ainda com a entrega do Selo Parceiro Univesp e apresentação do atual modelo pedagógico da instituição.

De acordo com o governador Márcio França, a ampliação das vagas da Univesp representa o seu conceito de gerar oportunidade para milhares de jovens que saem do Ensino Médio, muitas vezes, sem perspectivas, cursarem graduação gratuitamente, no padrão das melhores universidades do país.

“A expansão garante a inclusão e a universalização do ensino superior no Estado. Em meses, saltamos de 3 mil alunos para mais de 55 mil vagas ofertadas”, ressaltou França.

O governador ressaltou que na Univesp, o aluno aprende de forma ativa em momentos on-line como em encontros presenciais, nos polos. O conteúdo dos cursos é disponibilizado em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se de uma plataforma on-line, na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático e bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com mediadores.

“Os polos são espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas e discussões em grupo. No local, também podem ser solicitados serviços da secretaria acadêmica, assim como esclarecimentos sobre o AVA. Por ser uma universidade pública, todas as videoaulas podem ser acessadas pelo canal de youtube: www.youtube.com/univesptv”, finalizou.

 De acordo com o secretário municipal de Educação, Mauro Guerra, no polo de Tupã, são oferecidos quatro cursos de nível superior inteiramente gratuito, os cursos são de pedagogia, licenciatura em matemática, tecnólogo em gestão pública e engenharia de computação.

“Agradecemos o empenho de nosso prefeito Ricardo Raymundo e o vice-prefeito Caio Aoqui, por sempre buscar juntamente com a Secretaria, melhorias para a educação de nosso município”, disse.

 

Supervisores e mediadores – Novo modelo pedagógico

 

Em junho de 2018, a universidade deu início à implantação do novo modelo pedagógico, com a abertura do processo de seleção para a contratação de 1.100 mediadores presenciais e 94 supervisores. De acordo com a presidente da universidade, a presença do mediador nos polos garante a excelência na qualidade de aprendizagem. “Além do apoio virtual e dos supervisores, teremos o profissional no polo para auxiliar os estudantes. Acredito que dessa forma, a assistência ao aluno é ainda mais eficaz e garante a interface com os municípios parceiros”, explicou.

Os supervisores serão responsáveis pelo acompanhamento e monitoramento dos cursos de graduação da Univesp. As atribuições serão realizadas em 40 horas semanais. O profissional acompanhará as atividades discentes virtuais conforme cronograma do curso orientará os mediadores de ensino nas publicações nos fóruns e em diversas atividades, entre elas, nas iniciativas presenciais com os alunos, no plano de estágio e Projeto Integrador.

Já o mediador presencial também deverá dispor de 40 horas semanais e realizar a interlocução e a comunicação dos conteúdos programáticos entre o autor da disciplina e os estudantes, acompanhar o desenvolvimento das atividades discentes presenciais e virtuais conforme cronograma, estabelecer contato permanente com os estudantes por meio da plataforma AVA e orientar grupos de forma presencial e online, no desenvolvimento de atividades acadêmicas avaliativas.

 

Selo Parceiro Univesp

 

Durante o evento, também foi lançado  o “Selo Parceiro Univesp”. O certificado é concedido às prefeituras, universidades, empresas e entidades que atuam em conjunto com a instituição para oferecer educação superior a distância de qualidade. O certificado comprova ações implementadas com parcerias ou por meio de convênios.

 

Sobre a Univesp

 

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). Entre seus principais parceiros, destacam-se o Centro Paula Souza (CPS), USP, Unesp e Unicamp.

Com o objetivo da universalização do ensino superior, em 2017, a nova gestão deu início ao plano de expansão. De 3 mil alunos passou para 35 mil estudantes no primeiro semestre de 2018. Com o novo vestibular (2º semestre de 2018), a Univesp já ofereceu mais de 55 mil vagas, distribuídas em 330 polos do Estado, para os cursos de Engenharia de Produção, de Computação, Licenciaturas de Biologia, Química, Física, Matemática e Pedagogia e o de Tecnologia em Gestão Pública.

 

POSTAGENS RELACIONADAS
04/07/2018 - Projeto Segundo Turno encerra atividades do primeiro semestre de 2018
04/07/2018 - Escolas Municipais têm última semana de aulas
02/07/2018 - Concurso de Danças Juninas das escolas agitou Tupã Junina 2018
26/06/2018 - Projeto Atirador Mirim conta com cerca de 120 alunos
20/06/2018 - Eventos movimentaram o Projeto Segundo Turno durante final de semana
19/06/2018 - Projeto Guri abre inscrições para o segundo semestre de 2018
15/06/2018 - Festa Junina do projeto Nossa Senhora da Paz será neste sábado (16)
14/06/2018 - 1ª Feira de Profissões de Tupã recebe mais de 5 mil visitantes por dia
12/06/2018 - Simulado promove “competição do saber” entre alunos das escolas municipais
07/06/2018 - Educação divulga calendário de Festas Juninas da Rede Municipal de Ensino
 
ÚLTIMAS GALERIAS
Encontro da Undime
abrir galeria +
Projeto Crescer - Fepasa
abrir galeria +
Festa Junina das Unidades de Educação
abrir galeria +
 
ÚLTIMAS VÍDEOS
Incentivo dos pais aos alunos da OBR 2015
abrir vídeo +
Educação: Alunos aprendem a se comunicar pela linguagem de sinais em escola de Tupã
abrir vídeo +
 
 
 
  Educação
Av. Universitários , 145
Jardim Ipiranga
CEP: 17607-220 - Tupã / SP
Contato: (14) 3404-3550
seducadm@tupa.sp.gov.br
Conheça o secretário
ENDEREÇOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS
PROJETO ESCOLA DE SEGUNDO TURNO
CMEI Centro Municipal de Educação Infantil (creche)
AÇÕES DE 2013

Mauro Guerra

X

Mauro Guerra

Fale Conosco
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2018 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px