Cultura - Prefeitura Municipal de Tupã / SP
Cultura


Prefeitura alerta sobre o descarte correto de lixo durante o carnaval
21 de Fevereiro de 2020 - TUPÃ FOLIA 2020
Por: Assessoria de Imprensa

Com o objetivo de manter a cidade limpa, bonita e livre de doenças, a Prefeitura de Tupã enfatiza a importância de realizar o descarte correto de lixo durante o carnaval. O Tupã Folia contará com mais de 30 pontos para o descarte de lixo, além de receber limpeza após o encerramento da programação de cada noite.

            O descarte incorreto de lixo, especialmente embalagens e recipientes possibilitam o acúmulo de água em seus interiores, favorecendo a aparição de animais indesejados e proliferação de vetores de doenças, como o mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, zika vírus, febre amarela urbana, chikungunya).

            De acordo com o diretor do Departamento de Endemias e Entomologias, Marco Antônio de Barros, garrafas PET, copos e sacos plásticos, embalagens e recipientes não descartados corretamente podem se tornar um ponto de proliferação do Aedes aegypti, além de possibilitar entupimentos de bocas de lobo, provocando enchentes.

            “Uma festa tão bonita como o Tupã Folia deve também ser consciente com o meio ambiente e com a saúde pública. Recipientes e embalagens, por menores que sejam, podem se tornar criadouros de mosquito da dengue. Por isso, todo cuidado é pouco com o descarte de lixo, ainda mais em um evento desta grandeza”, enfatizou.   

            Marco ainda salientou que mesmo quem não participar do Tupã Folia deve contribuir no combate ao Aedes durante o carnaval, pois esta é uma luta constante que além de contribuir para a manutenção da saúde pública, preserva o meio ambiente e promove uma melhora na qualidade de vida da população.

            “Além do Tupã Folia, a população também passa o carnaval em retiros, encontros de jovens, festejando em casa ou se divertindo em chácaras. Os cuidados com o descarte são os mesmos, especialmente quando se trata de ambientes a céu-aberto, onde os recipientes descartados incorretamente podem acumular água da chuva”, destacou.

            O secretário municipal de Cultura, Duda Gimenez, destacou que o carnaval é época de alegria e diversão, mas os cuidados com a saúde e com o meio ambiente também devem estar presentes durante as festas. Duda ainda acrescentou que o descarte correto do lixo contribui para a estética da cidade e favorece o turismo.

            “O descarte correto de lixo contribui para manter o local limpo durante a realização do evento, demonstrando o respeito com o meio ambiente, com a saúde pública e com os demais foliões. Mais de 30 latões de lixo estarão distribuídos ao longo do circuito do Tupã Folia, para facilitar este descarte. Além disso, Prefeitura realizará limpeza todas as noites, para evitar o acúmulo de lixo e garantir que o local se mantenha limpo. Pedimos a compreensão e consciência da população para tornar este carnaval marcante positivamente”, comentou.

                O prefeito Caio Aoqui destacou que esta é uma forma de demonstrar o respeito da população com o meio ambiente e saúde pública, fortalecendo o combate ao mosquito da dengue e fazendo desta festa mais limpa e bonita. O chefe do executivo ainda convidou a população para prestigiar o carnaval juntamente com a família e amigos.

            “Sabemos que o carnaval é uma época que a população costuma festejar ou descansar, porém o combate ao mosquito da dengue não pode cessar. Ações pequenas, como jogar o lixo no lixo, já contribuem para a manutenção do meio ambiente e da saúde pública. Convido a população para prestigiar o Tupã Folia juntamente com a família e amigos; contribuindo para uma cidade mais limpa e mais agradável durante este evento por meio de descarte correto de lixo”, convidou.



POSTAGENS RELACIONADAS




ÚLTIMAS GALERIAS




ÚLTIMOS VÍDEOS


Cultura


Tamoios , 1685
Centro
CEP: 17600-005
Tupã / SP
Contato: (14) 3491-3015 / (14) 3404-1000
cultura@tupa.sp.gov.br

Secretario



Duda Gimenez

X

Duda Gimenez

Mais



Veja Também: Vídeos


Recapeamento
abrir vídeo +
Limpeza de Espaços Públicos
abrir vídeo +
Macrodrenagem
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2020