Cultura - Prefeitura Municipal de Tupã / SP
Cultura


População pode contribuir com o acervo do Museu da Fotografia
17 de Janeiro de 2019 - CULTURA
Por: CULTURA

Recentemente, a prefeitura finalizou as obras do Museu Tropeiro, que após seis anos de início foram retomadas em maio de 2018. Este museu é mantido e gerenciado pela Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, sendo classificado como um equipamento cultural.

Em breve, o museu, que fica em frente à Praça do Parque Rui Barbosa (ao lado da antiga Estação de Ferroviária e Núcleo da FEPASA), estará aberto à população. A novidade é que além do acervo tropeiro, o local também abrigará o Museu da Fotografia.

Um dos motivos da transferência é que o espaço recém finalizado é o previsto para a criação do museu desde seu projeto original; porém, devido às obras do prédio ao lado serem concluídas mais rapidamente, e o museu foi alocado provisoriamente nas atuais instalações. O novo espaço do equipamento é maior, e foi preparado para receber o acervo do museu.

Outro motivo é a criação do Museu da Fotografia de Tupã, que está em fase de montagem de seu acervo. As doações para o Museu da Fotografia podem ser equipamentos fotográficos, documentos históricos relacionados à fotografia e à Tupã ou artefatos relacionados à fotografia. Interessados em contribuir com o acervo devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Cultura de Tupã pessoalmente na Av. Tamoios 1685, ou pelo fone (14)3491-3015, durante o horário de funcionamento (de segunda à sexta das 7h às 17h).

De acordo com o Chefe de Setor de Museus, André Prado, a transferência do Museu dos Tropeiros e a elaboração dos projetos referentes à criação do novo museu e seu acervo contam com a participação e cooperação de funcionários do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, fotógrafo Eduardo Dantas, SISEM -SP (Sistema Estadual de Museus - Região de Marília) - representado por, Alessandro Teixeira da Silva, de Parapuã e Luís Fernando Marques, de Tupã; população e empresas do ramo fotográfico.

O secretário municipal de Cultura interino, Eduardo Moreti, agradeceu o apoio, comentou as obras no espaço e destacou a importância da população e empresas locais na criação do acervo do novo museu.

“Agradeço o apoio dado pelo prefeito Ricardo Raymundo e vice Caio Aoqui, agradeço também àqueles que estão cooperando tanto na transferência quanto na criação do acervo. As obras deram uma nova aparência ao espaço, e agora está preparado para receber o Museu dos Tropeiros. Destaco que o acervo conta com a participação popular, e esta é fundamental para recriar a história da fotografia e de Tupã por meio deste acervo, portanto convido a população para realizar doações, procurando a secretaria”, concluiu Moreti.

Os interessados em contribuir com o acervo devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Cultura de Tupã na Avenida Tamoios, 1685 ou pelo (14) 3491-3015 de segunda à sexta das 7 às 17 horas.

 

Museu Tropeiro

O Museu Tropeiro possui um acervo com mais de 2 mil peças que preserva a história e cultura tropeira. As peças foram doadas pelo fundador da Comitiva Tropeira e um dos fundadores do grupo Chapéu Branco, Luiz Gonzaga Tovo, "Nanguinho".

As peças lembram os costumes dos tropeiros, proporcionam conhecimento sobre os bens culturais do tropeirismo, revela a história e identidade individual e coletiva dos tropeiros que abriram oportunidades, teceram elos e marcaram época pelos caminhos de Tupã e do Brasil.

O local possui objetos e fotos dos tropeiros, cheio de lembranças e é uma ótima oportunidade para passeio, por ser um local agradável e com muitas informações interessantes para relembrar do Troperismo na região.

 

Serviço

Mais informações sobre o Museu dos Tropeiros e Museu da Fotografia estão disponíveis no Facebook, na página “Secretaria Municipal de Cultura de Tupã”, pelas hashtags #culturatupa2019, #museudostropeirostupa e #museudafotografiatupa; Instagram @secretariadeculturatupa e pelo telefone (14) 3491-3015. A Biblioteca Municipal fica na Avenida Tamoios, 1685.



POSTAGENS RELACIONADAS




ÚLTIMAS GALERIAS




ÚLTIMOS VÍDEOS


Cultura


Tamoios , 1685
Centro
CEP: 17600-005
Tupã / SP
Contato: (14) 3491-3015 / (14) 3404-1000
cultura@tupa.sp.gov.br

Secretario



Renato Gonzalez

X

Renato Gonzalez

Mais



Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019