Prefeito - Prefeitura Municipal de Tupã / SP
Prefeito


Prefeitura presta homenagem ao pioneiro Waldemar Buffulin
26 de Setembro de 2018 - PREFEITURA
Por: Prefeitura de Tupã

Em solenidade realizada no último dia 14, no Paço Municipal, o prefeito Ricardo Raymundo assinou decreto que confere o nome de “Waldemar Buffulin” à estrada vicinal TUP-487, que interliga o distrito de Varpa ao município de Borá, passando pela usina Ibéria. A homenagem foi proposta pelo vereador Alexandre Scombatti, com o objetivo de manter viva a memória de uma das mais ilustres personagens históricas de Tupã.

            “Uma das funções de todo governo é reconhecer e valorizar a história daqueles que ajudaram a construir nosso município e a transformá-lo naquilo que é hoje. Por isso, quando o vereador Alexandre Scombatti propôs esta homenagem, encampamos a ideia imediatamente”, destacou o prefeito Ricardo Raymundo.

            “Waldemar Buffulin é um homem que dedicou boa parte de sua vida ao crescimento e ao desenvolvimento de Tupã. Tinha estreita relação com representantes dos governos federal e estadual e usava estas conexões para favorecer nosso município. Foi um homem de grande visão, que muito contribuiu com nossa sociedade”, elogiou o chefe do Executivo.

            “É através da ação de homens como o professor doutor Waldemar Buffulin que Tupã cresceu e passou a ocupar a posição de destaque regional. Sem estas pessoas e sua abnegação, hoje viveríamos uma realidade completamente diferente. Reconhecer e imortalizar estes homens e mulheres que construíram as bases de nosso município é nossa obrigação”, justificou o vereador Alexandre Scombatti.

            O parlamentar lembrou ainda que a vicinal TUP-487 foi construída graças ao trabalho de Waldemar Buffulin, que intercedeu junto ao então governador Orestes Quércia para garantir que os tupãenses que na época trabalhavam na Usina Gantus, atual Usina Ibéria, tivessem uma redução de muitos quilômetros no deslocamento até o trabalho. “Nada mais justo, portanto, que atribuir o nome deste grande homem à estrada que ajudou a criar”, arrematou.

            Falando em nome da família, a procuradora Joiese Teoto Buffulin Salles agradeceu a homenagem e lembrou o amor que o pai nutria por Tupã. “Ele sempre se dedicou àquilo que acreditava ser melhor para a cidade”, destacou.

Também filho do pioneiro, o cirurgião dentista Eduardo Teoto Buffulin lembrou que o patriarca tinha grandes planos para o município. “Meu pai tinha uma visão de futuro ligada ao crescimento não somente das atividades agrícolas, mas também industrial. Era um homem de visão, que sempre lutou para melhorar nossa cidade”, destacou.

Também presente à solenidade, a professora universitária Mara Teoto Buffulin, leu, emocionada, um texto em memória a Waldemar Buffulin e em agradecimento à homenagem proposta pela Prefeitura e pela Câmara Municipal.

 

O homenageado

 

Homem de várias facetas, Waldemar Buffulin deixou sua marca na história de Tupã. Após se formar em História e Geografia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP), voltou à Alta Paulista para trabalhar como professor.

            Graduou-se também em Direito na primeira turma da então Faculdade de Direito da Alta Paulista (Fadap), educandário no qual passou a lecionar a disciplina de “Estudos de Problemas Brasileiros”. Sua inquietação intelectual o levou a atuar também como mestre na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Tupã e na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Tupã (Fafit/Faut).

            Com o mesmo entusiasmo com que ajudou a formar gerações de universitários tupãenses, atuou como representante da Delegacia de Ensino da Região de Tupã e como Coletor Federal, além de defender, com rara visão de futuro, a aplicação de novas técnicas para o desenvolvimento do setor agropecuário no município.

            Acreditando na cidade, esteve à frente de iniciativas que permitiram o desenvolvimento econômico de Tupã, como a primeira representação dos veículos Dodge e De Soto, na época importados. Mais tarde, passou a comercializar também os carros da marca Volkswagen e caminhões Mercedes Benz.

            De natureza versátil e inquieta, ao mesmo tempo em que se dedicava às atividades comerciais, investia no desenvolvimento da atividade agrícola. Em suas propriedades, fortaleceu as culturas de café e os rebanhos de gado leiteiro, implantando novas técnicas de cultivo e manejo.

            Mesmo com a intensa atividade profissional, encontrava tempo para articular a vida social de uma cidade ainda em formação. Exerceu papel fundamental na fundação do Tupã Tênis Clube, agremiação que presidiu por quatro vezes. Na condição de presidente, ajudou o Tupã Futebol Clube a se elevar no cenário esportivo regional.

            Foi um dos idealizadores e grande incentivador da criação da Cooperativa de Eletrificação Rural de Tupã (Cert) e, mostrando a mesma disposição, foi peça fundamental na criação da Cooperativa dos Produtores de Leite da Alta Paulista (Coplap).

            Religioso, Waldemar Buffulin era católico e espírita. Não fazia distinção de crenças ou religiões. Admirado pela população tupãense, teve grande votação na ocasião em que se candidatou a prefeito.

            Com a mesma desenvoltura com que circulava entre as camadas mais humildes, era recebido pelas mais altas figuras da política nacional em seu tempo. Foi amigo íntimo do governador Laudo Natel e, por conta desta amizade, recebeu e hospedou em sua própria residência o chefe do Executivo paulista em várias ocasiões. Foi o próprio Laudo Natel quem insistiu para que Waldemar Buffulin disputasse a prefeitura de Tupã, por conhecer a preocupação que ele tinha com o desenvolvimento do município e a melhoria da qualidade de vida de sua gente.

            Era também compadre do deputado federal Paschoal Ranieri Mazzilli, figura de grande expressão na história política brasileira. Recebeu, também em sua residência, o deputado federal em duas ocasiões. Na primeira, o hóspede visitou o município como presidente da Câmara dos Deputados. Já durante a segunda visita, Mazzilli ocupava interinamente a presidência do Brasil, sendo esta a única ocasião em que o município hospedou, oficialmente, um presidente da República.

            Casado com Ebe Teoto Buffulin (in memorian), Waldemar Buffulin faleceu em 31 de maio de 1990. Ele deixou os filhos Mara Teoto Buffulin, Eduardo Teoto Buffulin e Joiese Teoto Buffulin Salles, todos com vasta ficha de contribuições para a sociedade tupãense, paulista e brasileira. O casal teve ainda cinco netos: Ana Carolina, Beatriz, João Pedro, João Paulo e Ana Clara.



POSTAGENS RELACIONADAS




ÚLTIMAS GALERIAS




ÚLTIMOS VÍDEOS


Sem Conteudo

Prefeito


Praça da Bandeira , 800
Centro
CEP: 17600-900
Tupã / SP
Contato: (14) 3404-1000
prefeito@tupa.sp.gov.br

Secretario



Ricardo Raimundo

X

Ricardo Raimundo

Mais



Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2018