Agricultura e Meio Ambiente - Prefeitura Municipal de Tupã / SP
Agricultura e Meio Ambiente


Meio ambiente realiza podas de árvore e orienta sobre a prática
27 de Novembro de 2020 -
Por: Assessoria de Imprensa

A rotina da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente foi modificada pelo cronograma de recapeamento das ruas do município. De acordo com o responsável pela Pasta, José Rodrigues – Zé Vinagre, os dois servidores habilitados para poda de árvores precisam acompanhar o trabalho da Secretaria de Obras e Planejamento.

De acordo com Zé Vinagre, as podas mensais foram reduzidas, pois, apenas os servidores do Meio Ambiente possuem treinamento para efetuar a poda das árvores de modo apropriado. “Até agora, 80 ruas foram asfaltadas.  A máquina tem 3 metros de altura, e não passa em alguns logradouros, por isso, precisamos retirar os excessos das copas”, explicou.

O secretário esclareceu que uma equipe analisa quando há necessidade de corte. E enfatiza que não são feitas podas drásticas, proibidas por lei porque prejudicam o desenvolvimento dos galhos. “As árvores voltarão a crescer normalmente. Pedimos a compreensão dos moradores que tiveram suas árvores podadas, e que entendam a necessidade dessa ação”, reforçou Zé.

 

TIPOS DE PODA

 

Há modalidades de poda permitidas no município (Decreto Municipal nº 7.320/2013, Art. 1º). Uma delas é a Poda de Condução, para retirada de ramos indesejáveis e ramificações baixas. A condução direciona o desenvolvimento da copa para os espaços disponíveis, sempre considerando o padrão de crescimento da espécie.

A Poda de Limpeza elimina ramos secos, senis, infestados por parasitas e mortos, que perderam função e apresentam riscos de queda, além da retirada de tocos e remanescentes de podas mal executadas.

Podas de Correção eliminam problemas estruturais, removendo partes da árvore que comprometem a estabilidade da copa. E a Poda de Adequação ameniza conflitos entre fiação aérea, sinalização de trânsito, áreas edificadas, iluminação pública e as árvores.

As duas últimas modalidades de poda autorizada são a de Levantamento e Emergência. A Poda de Levantamento consiste na remoção dos ramos mais baixos da copa. Geralmente adotada quando partes da árvore impedem a livre circulação de pessoas e veículos.

E por fim, a poda realizada para remover partes da árvore que quebraram durante chuvas com ventos fortes. Apesar do caráter emergencial, sempre que possível deve ser considerado o modelo da árvore, visando restabelecer o desenvolvimento da copa e minimizando riscos posteriores.

Ao solicitar poda, A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tupã recomenda especificar o motivo e, se possível, indicar o tipo necessário.

Entre em contato com pelo 3496-3346 e saiba quais podadores particulares ou autônomos são certificados para o trabalho. Uma vez que, os pedidos protocolados para poda ou extração de árvores, somente serão realizados com a autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.



POSTAGENS RELACIONADAS




ÚLTIMAS GALERIAS




ÚLTIMOS VÍDEOS


Agricultura e Meio Ambiente


R Francisco Budaibes , 101
Vila Tupã Mirim I
CEP: 17603-130
Tupã / SP
Contato: (14) 3496-3346 / (14) 3404-1000
meioambiente@tupa.sp.gov.br / dir_dptagricultura@tupa.sp.gov.br

Secretario



JOSÉ RODRIGUES

X

JOSÉ RODRIGUES

Mais



Veja Também: Vídeos


Madrinhas do Outubro Rosa
abrir vídeo +
Esclarecendo dúvidas sobre o câncer
abrir vídeo +
Evite queimadas urbanas
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99812-9447

Prefeitura Municipal de Tupã © 2020