Agricultura e Meio Ambiente - Prefeitura Municipal de Tupã / SP
Agricultura e Meio Ambiente


Cerca de 1.200 pneus são encaminhados para reciclagem
29 de Maio de 2020 - MEIO AMBIENTE
Por: Assessoria de Imprensa

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente encaminhou cerca de 1.200 pneus para o processo de reciclagem na manhã de ontem (28). A quantidade é o total acumulado de duas semanas de coletas semanais em 18 borracharias da cidade, entregas e retiradas domésticas.

            De acordo com a Pasta, este processo evita o descarte incorreto do pneu, preserva a natureza, combate a proliferação de animais peçonhentos e do mosquito da dengue (devido ao acúmulo de água em seu interior), além de transformar o pneu em outros produtos úteis.

            Segundo Josias Rodrigues – “Dedo”, chefe do setor responsável pela coleta, a pandemia provocou uma redução nos descartes, devido o fechamento dos estabelecimentos e pela redução do uso dos veículos. Porém, com o retorno gradual das atividades também foi registrado um aumento com a retirada dos pneus acumulados no período.

“Com o fechamento dos estabelecimentos comerciais, as coletas em borracharias foram reduzidas, bem como as entregas e pedidos da população. Com a reabertura, houve um aumento, devido ao acúmulo e retomada do uso dos veículos”, informou.

Josias ainda enfatizou que o setor tem uma equipe com quatro profissionais e uma frota de dois caminhões destinados ao serviço e que semanalmente, são coletados cerca de 300 pneus de diferentes tamanhos, sendo a maioria de carros, motos, bicicletas e caminhões.

“O carregamento de ontem foi realizado pelas equipes de coletas de lixo comum, de lixo reciclável e de coleta de pneus, com mais de 10 pessoas para dar agilidade ao processo. Assim que nossas coletas chegam a 1.000 pneus, solicitamos que a Policarpo Ambiental venha buscá-los para que sejam reciclados”, enfatizou.

O chefe de setor ainda comentou que a população pode solicitar a coleta ou levar os pneus no ecoponto da Secretaria, situada na rua Francisco Budaibes, 101, na Vila Tupã Mirim I. A solicitação de coleta pode ser feita pessoalmente na sede da Pasta ou por meio do telefone (14) 3496-3346.

            “O atendimento na sede da secretaria acontece de segunda à sexta-feira das 7h às 17h. A coleta de pneus ocorre somente às quartas-feiras Pedimos que os pneus sejam colocados no local de recolhimento apenas no dia da coleta”, destacou.

            O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Rodrigues – “Zé Vinagre”, destacou que os pneus não têm tempo determinado para a decomposição na natureza, e que, por isso, é fundamental a reciclagem destes materiais. 

“Este processo de reciclagem além de evitar acidentes por pneus descartados em vias públicas, reduz a poluição ambiental, entupimento de bocas de lobo, galerias e tubulações de águas pluviais, bem como previne queimadas de pneus, que por sua vez ocasionam poluição do ar e podem causar incêndios” enfatizou.

José ainda enfatizou que a Policarpo Ambiental, de Bragança Paulista, tem mais de 50 anos de experiência em reciclagem de pneus, atendendo as exigências legais em todos os processos de reciclagem.

“Para a reciclagem, estes pneus passarão por diversas etapas até se tornarem matéria prima de outros produtos, como grânulos de borracha, solas para sapatos, calços de borracha e percintas para estofados”, concluiu.



POSTAGENS RELACIONADAS




ÚLTIMAS GALERIAS




ÚLTIMOS VÍDEOS


Agricultura e Meio Ambiente


R Francisco Budaibes , 101
Vila Tupã Mirim I
CEP: 17603-130
Tupã / SP
Contato: (14) 3496-3346 / (14) 3404-1000
meioambiente@tupa.sp.gov.br / dir_dptagricultura@tupa.sp.gov.br

Secretario



JOSÉ RODRIGUES

X

JOSÉ RODRIGUES

Mais



Veja Também: Vídeos


Recapeamento
abrir vídeo +
Limpeza de Espaços Públicos
abrir vídeo +
Macrodrenagem
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99812-9447

Prefeitura Municipal de Tupã © 2020