Cultura - Segunda-feira, 06 de Maio de 2024

Escolas recebem trupe circense em divulgação do Circuito Sesc de Artes

Evento gratuito será realizado na Praça da Bandeira, dia 12 de maio, das 17h às 21h

Para divulgar Circuito Sesc de Artes 2024, e convidar os estudantes a participarem do evento, uma equipe do Sesc Thermas de Presidente Prudente, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, levou apresentações de circo a três escolas estaduais.

A intervenção artística aconteceu, na manhã de sexta-feira (3), na E.E Maestro Nelson de Castro, E.E Dr. Lélio Toledo Piza e Almeida, e E.E Professora Helena Panaelli Porto, sendo desenvolvida pela trupe do Grupo Rosa dos Ventos.

Em Tupã, o Circuito Sesc será dia 12 de maio (domingo do Dia das Mães), na Praça da Bandeira, das 17h às 21h. Conforme o supervisor de Comunicação do Sesc Thermas de Presidente Prudente, Thiago Ferri, o projeto tem parceria com a prefeitura municipal e o Sindicato do Comércio.

“São muitas atividades gratuitas, com dança; música; teatro; cinema de realidade virtual, que as crianças adoram; oficinas de tecnologias e arte, com a produção de robozinhos de madeira; DJ; mediações de leitura. É um período de muita arte, e diversão, enfim, arte na rua para todas as pessoas”, Ferri destaca ainda que a programação passa por 122 cidades e pode ser consultada no site circuito.sescsp.org.br.

O secretário de Cultura, Luis Carlos Sanches, disse que as apresentações são livres, e convida o público de diferentes estilos e preferências artísticas a circularem pela Praça da Bandeira na ocasião, a fim de compartilharem dessa experiência.

“Tupã fica muito feliz por receber mais uma edição do Circuito Sesc de Artes. Teremos shows, espetáculos teatrais, realidade virtual, e muitas outras atrações que certamente encantarão o público pela beleza e diversidade. Os alunos receberam panfletos com a programação, e esperamos que a população venha aproveitar o domingo de Dia das Mães vivenciando um verdadeiro encontro com a arte e a cultura”, afirma.

ARTES VISUAIS E TECNOLOGIAS

Criado em Catanduva pela educadora Larissa Cunha e o arquiteto e marceneiro Alexandre Takashi Fujita, o coletivo Manufaturarte promove a oficina “Robozinhos de Madeira”, que usa kits pré-fabricados para montar robozinhos articulados. A customização de cada boneco fica por conta do inventor: vale colocar três olhos, criar chapéus, pintar um coração... tudo em nome da criatividade.

CINEMA EM REALIDADE VIRTUAL

Curta-metragem A linha (2019), dirigido pelo brasileiro Ricardo Laganaro e premiado com um Leão no Festival Internacional de Cinema de Veneza, na Itália.

Um equipamento especial permite ao público interagir com a maquete utilizada como cenário do filme, numa experiência participativa com realidade virtual. Na São Paulo dos anos 1940, Pedro e Rosa parecem perfeitos um para o outro. Para viver sua história de amor, porém, precisam superar importantes barreiras, já que estão presos a engrenagens que os levam a caminhos opostos.

CIRCO

Ao som de música ao vivo, em “Brincadeira”, a Cia. K de circo revive as travessuras de criança e as brincadeiras da infância com esquetes lúdicas que utilizam diferentes técnicas de circo. Numa viagem ao mundo da imaginação, a cena é povoada de pernas-de-pau, monociclos, acrobatas, malabaristas e pipas coloridas.

DANÇA

Duas bicicletas performáticas com equipamento de som portátil e carregadas de adereços, figurinos e materiais de cena anunciam a chegada do elenco e convidam o público para o início do espetáculo “O diário de duas bicicletas”. Inspirada na cultura popular brasileira, a apresentação conduzida por Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira reúne coreografias de frevo, maracatu, samba, coco, xote, afoxé e caboclinho, entre outras manifestações, e procura diminuir a distância entre os espectadores e a dança.

MÚSICA

Com sonoridades nordestinas, funk, house, vogue, rap e o pop rock nacional nas vozes de artistas como Marina Lima, Fernanda Abreu, Rita Lee e Angela Ro Ro, a DJ Rupin comanda as pickpus entre uma atração e outra com sets ecléticos para manter a animação do público. Artista e produtora cultural, Rupin atua na região de Araçatuba em festas e festivais como Embrazza, Technologica, Bacante e Howz6.

LITERATURA

Surgida em 2019 na cidade de Lins, a Cia. Koi desenvolve projetos que unem teatro e contação de histórias com o kamishibai, arte japonesa de narrar usando ilustrações. Para a mediação de leitura “Entre folhas, ramos e histórias”, foram escolhidos livros que conectam as pessoas aos elementos da natureza, que atuam como porta-vozes de troca e sabedoria e incentivam o respeito entre as diversas formas de vida.