Planejamento e Infraestrutura - Quinta-feira, 23 de Novembro de 2023

Prefeitura amplia recape na área central

Já são quase 1.100 quarteirões recapeados

Prefeitura amplia recape na área central

A Prefeitura segue com o maior programa de recapeamento asfáltico das vias públicas do município. Já são quase 1.100 quarteirões – equivalente a 110 km de asfalto em vários bairros e, agora, em ruas da área central – Piratinins, Guaranis, Potiguaras e Iporãns. Antes já haviam sido recapeadas as Ruas Aimorés, Joaquim Abarca, Lélio Pizza, Cherentes, Paiaquás, Tupis e Timborés.

Algumas vias receberam recapes apenas nos trechos mais críticos e outras numa extensão maior ou total. Os 110 km de ruas recapeadas significam uma distância de Tupã a Presidente Prudente, desde o início do programa entre 2019 e 2020, com investimento projetado entre R$ 6 e R$ 7 milhões/ano.

Neste período, foram priorizados recape de ruas com maior tráfego e de áreas onde se localizam prédios públicos, como escolas, unidades de saúde, por exemplo, proporcionando segurança para os usuários das vias, sejam condutores de veículos ou pedestres.

“Quando um motociclista, ciclista ou até mesmo um condutor de carro desvia de um buraco, ele coloca em risco a direção de seu veículo e, por consequência, a integridade física e até a vida de um pedestre seja adulto ou criança. Então, melhorar o tráfego importa em dizer que proporciona segurança, valorização mobiliária e qualidade de vida à população e menos manutenção em veículos”, observou o secretário de Planejamento e Infraestrutura, Valetim Bigeschi.

Ao priorizar as vias de maior fluxo, a administração também pôde levar o recapeamento para bairros de todas as regiões de Tupã. O projeto que buscou financiamento de R$ 10 milhões foi trabalhado em cima de planejamento visando melhorar a mobilidade e tráfego das ruas.

O prefeito Caio Aoqui destacou que houve ampla parceria também com o Legislativo. “Foram vários os vereadores que contribuíram com emendas reivindicadas junto a deputados federais e estaduais para nos ajudar nessa empreitada. O próprio financiamento de R$ 10 milhões foi autorizado pela Câmara que entendeu a necessidade de recuperar a vida útil da malha viária urbana. Nessa nova etapa de vias da área central, o recurso foi do então senador José Serra. E eu quero dizer a população de que esse programa não vai parar e estamos democratizando ao atender todos os bairros”, enfatizou o chefe do Executivo.