Administração - Quinta-feira, 07 de Maio de 2020

Prefeitura aumentou em 47;*36% as fiscalizações em residências

A Prefeitura de Tupã segue investindo em ações e equipamentos para combater à dengue e evitar uma nova epidemia no município. As fiscalizações de residências neste ano aumentaram 47;*36% em relação ao mesmo período de 2019.

Os dados fornecidos pelo Departamento de Entomologia e Endemias de Tupã mostram que;* até o final de abril de 2020;* já foram realizadas 44.695 visitas;* sendo 14.366 fiscalizações a mais do que o mesmo período no ano passado;* que contabilizou 30.329.

Para o chefe do Departamento;* Marcos Antônio de Barros – “Marquinho da Dengue”;* o aumento nestas fiscalizações é bastante positivo para a diminuição de casos confirmados da doença no município.

“O aumento de fiscalizações em residências resulta na diminuição de casos confirmados de dengue;* já que os agentes eliminam os criadouros e também orientam os moradores sobre como evitar que novos focos do mosquito sejam encontrados em sua moradia”;* destacou.

Além disso;* neste ano;* os agentes começaram a notificar todos os proprietários que receberam as devidas orientações sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti e mesmo assim;* em visitas posteriores;* ainda eram encontrados criadouros espalhados pela residência.

De acordo com Marquinho da Dengue;* 64 proprietários foram notificados para comparecerem ao Departamento e esclarecer sobre os focos de dengue na residência. Todos os moradores se apresentaram e adequaram a residência.

“As notificações são uma maneira de darmos mais uma chance para aqueles munícipes que têm focos de dengue em suas residências. Após a notificação;* voltamos ao imóvel para fiscalizar se o morador se adequou e eliminou os criadouros do local”;* contou.

Atenta às outras formas de combate ao mosquito da dengue para somar aos trabalhos já realizados;* a Prefeitura de Tupã já passou o larvicida biológico cepas do Bacillus thuringiensis israelensis (Bti);* que age na eliminação das larvas do Aedes;* em 50% do município.

Atualmente;* também segue nebulizando a cidade com o inseticida Cielo que;* diferente do biolarvicida;* atua na eliminação de mosquitos adultos. Até o momento;* 10 bairros e 3 partes da região central já receberam o serviço;* que a partir de hoje (7);* ocorrem na Vila Independência e Jardim Paulista.

Segundo Marquinho;* para que todo esse trabalho ocorresse efetivamente;* o município investiu em 5 bombas costais;* 1 bomba mini geradora UBV e também em biolarvicida. Ao todo;* foram investidos R$ 39 mil nestes equipamentos.

“Adquirimos maquinários para que os trabalhos fossem realizados com eficiência e agilidade. Além disso;* a Prefeitura também entregou equipamentos de proteção e utensílios essenciais para todos os agentes do departamento. Tudo para garantir a segurança dos profissionais e ampliar ainda mais os serviços prestados à população”;* destacou.

O prefeito Caio Aoqui ressaltou que o combate à dengue é questão de saúde pública;* e por isso os trabalhos seguem intensificados desde quando assumiu a Administração Municipal;* em maio do ano passado. O chefe do Executivo também destacou os investimentos na saúde.

“Gastos com a saúde são investimentos para a melhora da qualidade de vida da população. Estamos trabalhando muito para desenvolver a nossa cidade cada vez mais. Mesmo em meio à pandemia do novo Coronavírus;* nos preocupamos com o combate à dengue e com a saúde dos tupãenses”;* concluiu.