Administração - Sexta-feira, 15 de Maio de 2020

Prefeito e novo secretário apresentam diretrizes para Saúde em Tupã

As novas diretrizes das ações relacionadas à saúde em Tupã foram apresentadas em coletiva de imprensa;* nesta quinta-feira (14);* pelo secretário de Saúde;* Dr. Miguel Ângelo de Marqui;* e pelo prefeito;* Caio Aoqui. A base do trabalho será a manutenção da qualidade das equipes e o fortalecimento da Atenção Básica no município.

De acordo com o Dr. Miguel;* a capacidade técnica e de desenvolvimento dos membros das diversas equipes que compõe a Pasta são muito altas. “Todos vamos atuar em prol do município e da população. Nós temos que agir com muita eficiência”;* afirmou.

As fiscalizações;* exames e estudos serão mais intensos e aglutinados;* porque as equipes passarão a trabalhar de modo mais coeso.

O novo secretário disse que para o município detectar bem o cenário da pandemia na cidade;* é preciso empenho das Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária;* consideradas por ele o coração da Secretaria de Saúde. “Elas podem identificar que tipo de medida precisa ser adotada em parceria direta com as unidades de Atenção Básica;* que funcionam como o pulmão desse organismo”;* explicou.

Miguel comunicou que estabeleceu com essas unidades a importância dos atos em conjunto. Para isso;* é crucial aglutinar as tarefas sem que a hierarquia prejudique o desempenho das ações. Concluiu que deve haver confiança e uma reestruturação dos afazeres e “mais do que reorganizar;* deve-se reutilizar o que vem sendo feito. E Principalmente;* valorizar cada função;* cada atividade realizada;* e cada profissional”.

Em sua fala;* o secretário enfatizou que esse momento crítico para a saúde mundial exige estudo para manutenção do controle da pandemia na região Centro-Oeste do Estado.

Além disso;* a Administração Municipal deve mapear as áreas de maior risco para contaminação e elaborar estratégias de preservação da saúde dos profissionais que atuam diretamente com o vírus. Conforme o Dr. Miguel;* os profissionais de saúde estão mais propensos a transmissão e contaminação por Covid-19.

“Vejo que as pessoas aderiram ao uso máscara em todos os lugares. Isso é mais do que fazer o certo;* é fundamental para aumentarmos o número de pessoas protegidas. E assim podemos avaliar se;* daqui pra frente;* o melhor será fechar tudo ou se podemos continuar a abrir”;* observou.

O prefeito elogiou a disposição do novo secretário que acompanha a situação do Coronavírus em Tupã desde o início da pandemia;* pois era o representante da Santa Casa no Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus. “Dr. Miguel sempre foi um dos membros mais participativos do Comitê;* e como já vinha colaborando;* isso facilitou muito o andamento dos trabalhos”;* disse o prefeito.

Caio também citou o bom comportamento dos comerciantes e munícipes no cumprimento das normas de segurança que viabilizam o retorno das atividades econômicas. “Em reunião com os fiscais e vigilantes;* posso afirmar que até o momento não houve aplicação de multa;* e se algo passou despercebido;* estamos corrigindo em tempo de fazer a fiscalização e as orientações de modo adequado”;* comentou.

Segundo Caio;* ações mais intensas e efetivas foram planejadas para este sábado (16). Prefeito e secretário finalizaram afirmando que o futuro da Saúde em Tupã será pautado na prevenção para os cidadãos e para as equipes responsáveis pelo atendimento especializado.