Administração - Terça-feira, 19 de Maio de 2020

Barreira sanitária monitorou e orientou pedestres no sábado

A Secretaria Municipal de Saúde montou duas barreiras sanitárias neste sábado (16) na avenida Tamoios;* a ação teve como objetivo aferir a temperatura e orientar as pessoas que estiveram no comércio para prevenção e controle da pandemia de Coronavírus (Covid-19). Este foi o primeiro fim de semana de normalização das atividades comerciais;* desde que uma liminar viabilizou a reabertura gradual dos estabelecimentos considerados não essenciais.

As barreiras sanitárias foram instaladas em dois pontos;* das 8h às 14h. As equipes da Vigilância em Saúde e Atenção Básica abordaram munícipes que circulavam nas áreas. De acordo com Josilaine Pio Rocha;* enfermeira da Secretaria de Saúde;* não foi registrado nenhum indício de febre ou sintoma que levasse ao encaminhamento para Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

“Quando a pessoa é abordada em barreiras sanitárias ela só precisa fazer exames mais específicos quando apresenta quadro febril. Do contrário;* só receberá mais orientações e pode esclarecer dúvidas a respeito do novo vírus”;* explicou.

Conforme Josi;* como o decreto municipal estabeleceu medidas de segurança que devem ser cumpridas para evitar aglomerações;* os comerciantes implantaram diferentes formas de controle e segurança para os clientes. “Isso evitou que houvesse alguma situação de risco”;* comentou.

A enfermeira informou que máscaras foram entregues para pedestres que não estavam cumprindo a normatização. O uso de máscaras é obrigatório em espaços públicos e os estabelecimentos são impedidos de atender pessoas que estejam sem o Equipamento de Proteção Individual (EPI).

De acordo com o prefeito;* Caio Aoqui;* as barreiras foram instaladas no sábado por ser;* tradicionalmente;* o dia com maior fluxo de pessoas nas áreas comercias da cidade. Outro ponto de atenção da Administração Municipal é o retorno;* de modo controlado;* das atividades em academias de ginástica e similares;* nesta segunda-feira (18).

Caio enfatizou a necessidade de os estabelecimentos seguirem a normatização com extrema rigidez. “Deixamos as academias por último por serem os locais que demandam maior cuidado. Sabemos que a contaminação pelo Coronavírus acontece também pelas gotículas de suor;* por isso;* as recomendações devem ser seguidas à risca”;* recomendou.

A Prefeitura de Tupã pede adesão dos cidadãos às regras do decreto municipal. “Se as pessoas tratarem a pandemia como período de festas e encontros;* não conseguiremos reduzir as chances de transmissão. O retorno para o trabalho não invalida a obrigatoriedade do isolamento social”;* e finalizou “só com a cooperação de todos venceremos a doença”.