Administração - Quarta-feira, 20 de Maio de 2020

Prefeitura se reúne com proprietários e representantes de supermercados

Na tarde da última sexta-feira (15);* a Prefeitura de Tupã se reuniu com diversos proprietários e representantes de supermercados da cidade;* no auditório do Instituto Federal de Educação;* Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) de Tupã. Durante a reunião;* foram adotadas todas as medidas de combate ao Coronavírus recomendadas pelos órgãos de saúde.

O encontro;* que teve o objetivo de esclarecer possíveis dúvidas referentes aos decretos;* medidas preventivas;* reabertura e fiscalização destes estabelecimentos;* contou com a presença do prefeito Caio Aoqui;* além dos titulares das pastas de Assuntos Jurídicos;* de Relações Institucionais e de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior.

Além destes;* também participaram a chefe do setor de Vigilância Sanitária;* Gisele Porteiro e 3 representantes da equipe de fiscalização da Prefeitura. Os principais assuntos tratados foram: fiscalização;* restrições de entrada;* uso de máscaras;* recomendações para o setor e possíveis formas de orientar a população.

De acordo com Gisele Porteiro;* é importante ressaltar que a fiscalização primeiramente vai orientar e advertir em casos de não cumprimento de alguma norma; e caso haja reincidência;* o estabelecimento será autuado e receberá a aplicação de uma multa; e se após prazo para readequação não houver cumprimento das normas estabelecidas;* haverá a suspensão do alvará de funcionamento.

“É importante enfatizar que estes estabelecimentos devem seguir recomendações básicas dos órgãos de saúde para combater o novo vírus. Estamos orientando e conscientizando os proprietários para evitar futuras advertências;* multas e suspensões de alvarás”;* ressaltou.

Já o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior;* Newton Takahara;* destacou a importância do setor para o abastecimento da população e a influência destes na economia local. O titular da Pasta também lembrou que atualmente;* este é o setor mais procurado pela população e;* por isso;* deve receber atenção redobrada;* evitando novos casos de coronavírus na cidade.

“Contamos com supermercados de diversos portes;* que atendem diferentes públicos em vários locais do município. Por isso;* buscamos entender a realidade de cada um;* debater;* orientar e esclarecer as medidas;* além de ouvir as sugestões propostas. Estes estabelecimentos são os mais procurados;* pois são responsáveis pelo abastecimento da população; e atender esta demanda em meio à pandemia requer planejamento e organização;* por isso realizamos essa reunião”;* destacou.

João José Pinto – “JJ”;* titular da Pasta de Assuntos Jurídicos;* ressaltou que esta reunião favorece o diálogo e o entendimento de ambas as partes;* e que a realização esclareceu diversas dúvidas a respeito de quais normas ou recomendações devem seguir;* bem como dúvidas a respeito do decreto de flexibilização da reabertura do comércio.

“Percebemos uma forte procura por esclarecimento de dúvidas a respeito do decreto e medidas referentes à reabertura do comércio por parte dos proprietários. Para sanar as possíveis dúvidas e entender a realidade destes estabelecimentos;* marcamos essa reunião. Também ouvimos sugestões e situações vividas pelos proprietários. Creio que esta reunião tenha sido proveitosa para ambas as partes”;* comentou.

Já o secretário municipal de Relações Institucionais;* Duda Gimenez;* ressaltou que as sugestões propostas pelos proprietários foram anotadas e serão estudadas para possíveis execuções. Ele ainda ressaltou que a conscientização e orientação são fundamentais para comunicar as medidas de combate ao novo vírus;* tornando o cumprimento destas recomendações mais natural.

“Recebemos diversas sugestões visando à orientação e conscientização da população. Estamos analisando e vendo a possibilidade de executar cada uma delas da melhor forma possível. O foco de nossa comunicação é conscientizar;* orientar e instruir a respeito dos cuidados recomendados para o combate ao novo coronavírus. Por isso;* o diálogo e a divulgação de informações corretas são fundamentais”;* enfatizou.

O prefeito Caio Aoqui agradeceu a presença dos proprietários e representantes dos supermercados;* destacou que esta reunião foi importante para que a Administração Municipal tomasse ainda mais ciência das realidades dos estabelecimentos e solucionasse as dúvidas sobre as normas para o funcionamento do setor.

“Sabemos que é um momento difícil para todos;* mas devemos estabelecer normas e recomendações para o funcionamento adequado do estabelecimento;* evitando o contágio do novo vírus em nossa cidade. Agradeço a compreensão e os esforços dos proprietários em manter o funcionamento com restrições;* preservando a saúde da população e o desenvolvimento da economia em meio à pandemia. Juntos;* venceremos o coronavírus e;* para isso;* precisamos da colaboração de todos”;* concluiu.