Administração - Quinta-feira, 18 de Junho de 2020

Prefeitura assina Termo de Colaboração com a Casa Emanuel

Na tarde da última terça-feira (16);* o prefeito Caio Aoqui assinou um termo de colaboração da Prefeitura com a Casa Emanuel - Assistência Social e Cultural da Assembleia de Deus. A ação possibilita que a instituição receba os repasses de recursos municipais;* estaduais e federais.

A reunião de assinatura contou com a presença do chefe do Executivo; do vereador Ninha Fresneda;* representando o Legislativo; da coordenadora da Casa Emanuel;* Lídia Giunco; e do presidente da Assembleia de Deus de Tupã - Ministério do Belém;* pastor Josué Giunco.

O prefeito Caio Aoqui destacou a relevância de apoiar instituições assistenciais do município; e ressaltou a importância da Casa Emanuel para a promoção de bem estar geral;* saúde e alimentação de dezenas de idosos acolhidos. Caio também destacou que este termo tem vigência até o final de 2020;* apoiando e possibilitando manutenção dos serviços da instituição em meio à pandemia do coronavírus.

“As instituições assistenciais contribuem fortemente para o acolhimento da população;* especialmente daquelas pessoas em vulnerabilidade social;* complementando os serviços prestados pelo Município. Por isso;* não medimos esforços para que colaborações como esta sejam firmadas. A Casa Emanuel presta serviços de acolhimento de idosos;* que neste momento é uma população muito vulnerável ao novo vírus; então fizemos o possível para dar agilidade a este processo;* apoiar os serviços e garantir a qualidade de vida dos assistidos”;* ressaltou.

Representando o Legislativo Municipal;* o vereador Ninha Fresneda destacou a importância do apoio da Câmara às instituições assistenciais da cidade. Ele ressaltou também que o município só tem a ganhar com a união das ações do Legislativo e Executivo.

“Quem ganha com parcerias como esta é a população;* pois são estas ações que ajudam as instituições a darem amparo e acolhimento de qualidade aos munícipes. Este é mais um exemplo de sucesso da união dos esforços dos poderes em prol da população”;* enfatizou.

Segundo Lídia Giunco;* este termo será importante para a manutenção do serviço de acolhimento institucional que a Casa Emanuel oferece para idosos;* com 60 anos ou mais de idade. Lídia também ressaltou que a instituição assiste atualmente 60 idosos;* e que o objetivo é atender 70 pessoas.

“Oferecemos atendimento em regime de ILPI;* ou seja;* Instituição de Longa Permanência para os Idosos. Atendemos pessoas em vulnerabilidade social;* ou que têm seus direitos violados; ou ainda que são rejeitadas pela família;* comunidade ou pelo Estado. Oferecemos moradia;* alimentação e acesso às políticas públicas. Este termo possibilita a manutenção de nossos serviços;* mesmo em tempos difíceis como estes em que estamos passando. Por isso;* agradeço à Administração Municipal pelo apoio nesta luta em prol do bem estar e qualidade de vida de nossos idosos”;* destacou.

O pastor Josué Giunco enfatizou a importância desta colaboração da Prefeitura com a Casa Emanuel;* e ressaltou que a situação econômica;* social e de saúde;* causada pela pandemia dificulta a manutenção das instituições assistenciais;* pois além dos assistidos pertencerem ao do grupo de risco;* as possibilidades de ajuda destas instituições foram reduzidas.

“Neste momento de pandemia;* a economia e saúde são fatores que sofreram muito;* e instituições assistenciais tendem a sofrer o impacto na redução de doações. Também sofre pela impossibilidade de realização de eventos presenciais para levantar fundos. Portanto;* este Termo de Colaboração veio em um momento muito importante. Agradeço os esforços do prefeito e dos demais envolvidos para dar agilidade neste processo e possibilitar a manutenção de nossos serviços”;* salientou.

De acordo com a secretária Municipal de Assistência Social;* Patrícia Fernandes;* o processo de formalização de parceria conta com várias etapas;* para garantir o cumprimento da lei e evitar erros durante as operações. Segundo ela;* mais de R$ 147 mil serão repassados ao longo de 2020.

“Depois da formalização;* a instituição fica apta a receber repasses de recursos dos governos Municipal;* Estadual e Federal. Para a Casa Emanuel;* está previsto o repasse municipal no valor de R$ 42 mil;* o estadual no valor superior a R$ 84 mil e o federal no valor de pouco mais de R$ 20 mil; totalizando mais de R$ 147 mil em recursos para ajudar na manutenção dos serviços assistenciais desta instituição ao longo do ano de 2020”;* informou.