Administração - Quinta-feira, 18 de Junho de 2020

Laboratório Municipal é o primeiro da região realizando testes de referência para Covid-19

A Prefeitura de Tupã estruturou o Laboratório Municipal para ampliar a capacidade de diagnóstico de coronavírus na cidade. Hoje;* o local é o único na região equipado para realizar testes por fluorescência;* que identificam o vírus no período em que ele está ativo no organismo;* e também análises sorológicas do tipo Elisa;* mais eficazes do que os exames rápidos.

De acordo com o diretor responsável pelo Laboratório Municipal;* Edi Carlos Iacida;* os exames sorológicos Elisa (IgA;* IgM e IgG);* realizados a partir de amostras de sangue do paciente;* detectam precocemente a contaminação pelo coronavírus.

A Prefeitura já fez mais de 200 testes desse tipo em profissionais tanto da Santa Casa;* quanto das unidades de saúde. O secretário de Saúde;* dr. Miguel Ângelo de Marqui;* afirma que a prefeitura passou a examinar assintomáticas;* ou seja;* que não apresentam sintomas;* e com isso consegue rastrear e isolar mais rapidamente casos confirmados. Isso reduz significativamente as chances de contaminação de outras pessoas.

Outro tipo de testagem feita no Laboratório da Prefeitura de Tupã são os testes Swab Fia;* considerados o padrão-ouro no diagnóstico da doença. “Pela sua alta sensibilidade;* esses exames têm menor probabilidade de resultar em ‘falsos negativos’”;* afirmou o dr. Miguel.

Nos equipamentos;* é possível identificar o vírus no período em que ele está ativo no organismo;* pois as amostras de swab nasofaringe são coletadas nos primeiros dias de sintomas. Agilizando também o processo de internação ou isolamento social.

Segundo o prefeito;* Tupã é a primeira cidade da região a ter equipamentos de última geração para diagnóstico da Covid-19. Estes aparelhos são adotados pelo Hospital Albert Einstein; pelos Institutos Adolfo Lutz e Fleury; e pelo Laboratório de Análises Clínicas do HCFMB (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu);* considerados referência no país.

“Este trabalho consolida a flexibilização controlada;* implantada há mais de um mês. E somado às demais ações de combate ao coronavírus;* comprova a dedicação da Administração Municipal em manter nossa cidade segura;* e faz de Tupã um exemplo para outros municípios durante a pandemia”;* encerrou o prefeito.