Administração - Segunda-feira, 01 de Março de 2021

Procon alerta a população sobre fraudes em boletos bancários

O Procon de Tupã;* mantido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior;* enumerou alguns cuidados que devem ser adotamos por toda a população durante o pagamento de contas por meio de boletos bancários em formato de cartas.

Por este modelo ser um dos mais utilizados para pagamento de contas;* acaba chamando a atenção de fraudadores;* que podem encaminhar faturas falsificadas aos endereços dos consumidores. Por isso;* a equipe do Procon de Tupã pede a atenção de todos;* principalmente no início do ano;* onde empresas e instituições costumam mudar o formato dos recibos.

A coordenadora do Procon de Tupã;* Luana Garcia Maran;* explicou que existem inúmeras formas do consumidor detectar faturas falsificadas;* mas que isto requer atenção e cuidado na hora do recebimento da correspondência e durante o pagamento.

“O consumidor deve sempre verificar se os primeiros dígitos do código de pagamento coincidem com o código do banco que aparece como sendo o emissor do boleto. Por exemplo;* um boleto do Banco do Brasil sempre começará com 001;* do Bradesco com 237;* da Caixa Econômica Federal com 104;* do Itaú com 341 e do Santander com 033”;* explicou.

Além do formato de carta;* a coordenadora do Procon de Tupã ressaltou que muitas empresas ampliaram seus formatos de pagamento para o eletrônico;* buscando facilitar para os consumidores. Por isso;* as fraudes por este método também se tornam ainda mais frequentes.

“Caso apareça que o beneficiário é uma pessoa física;* quando se está comprando de uma empresa;* há um forte indício que o boleto falso. O consumidor pode observar também se o valor da fatura está correto;* observar se seus dados pessoais descritos estão corretos;* conferir o CNPJ das empresas;* além de buscar por erros de português e de formatação nas faturas”;* ressaltou.

Com os boletos que precisam fazer download pelo site do credor;* é necessário que o consumidor certifique-se de que está acessando o site verdadeiro do lojista;* em que o endereço eletrônico começa por “https”. O consumidor também consegue identificar páginas seguras pelo selo do certificado SSL;* correspondente ao ícone no formato de um cadeado;* o que as asseguram contra invasões e garante maior confiabilidade para o documento que está sendo baixado.

Em caso de desconfiança ao receber um boleto diferente;* o Procon recomenda que o consumidor entre em contato com a empresa geradora do serviço e a entidade bancária onde o pagamento foi ou será feito. Caso haja a confirmação da fraude;* o consumidor deve realizar um boletim de ocorrência na Polícia Militar e acionar imediatamente o Procon.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior;* Newton Takahara;* ainda reforçou o pedido de atenção por parte dos munícipes. “O órgão do Procon está à disposição para toda a população. Para atendimentos presenciais;* basta ligar no número (14) 3491-5395 ou enviar mensagem pelo WhatsApp (14) 99847-8176 e agendar um horário;* ou também acessar site do Procon-SP (www.procon.sp.gov.br) e registrar sua reclamação online”;* informou.