Administração - Segunda-feira, 09 de Agosto de 2021

Mulheres vítimas de violência recebem apoio no CREAS de Tupã

"

Neste sábado (7);* o país celebra 15 anos de vigência da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340). Para marcar os avanços da legislação relacionada ao enfretamento da violência contra a mulher;* a Prefeitura de Tupã aderiu ao Agosto Lilás e destaca a manutenção da rede de atendimento às vítimas.

A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS);* Jaqueline Vieira;* ressalta que a unidade da Assistência Social é responsável por prestar apoio às mulheres agredidas física ou psicologicamente. “O CREAS presta orientação psicossocial visando o fortalecimento e a superação da situação de violência”.

Conforme a secretária de Assistência Social;* Patrícia Fernandes;* neste mês de agosto;* haverá uma reunião da Rede para avaliar as Políticas Públicas em prol das mulheres vítimas de violência.

“Membros da sociedade civil e da administração municipal debaterão no próximo dia 26 a ampliação do trabalho de proteção e interrupção do ciclo de violência. Devemos elaborar estratégias para que essa mulher procure ajuda;* deixe de negar a agressão ou se culpar pelo ocorrido;* e sinta-se segura para sair desse relacionamento”;* declarou.

Tupã já desenvolve no Grupo Recomeçar ações de fortalecimento emocional;* pois a situação de violência fragiliza a mulher. No entanto;* em razão da pandemia do coronavírus o grupo está temporariamente suspenso;* até que o quadro de saúde pública melhore a ponto de ser possível retomar os encontros presenciais.

Além disso;* a conscientização sobre a importância da denúncia de casos de agressão é essencial. Os principais canais de denúncia são a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e a Policia Militar;* que encaminham os casos para atendimento da Rede;* e o site www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br.

"