Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Tupã, sexta-feira, 12 de agosto de 2022 Telefone (14) 3404-1000

Atendimento Atendimento: De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Prefeitura Municipal de Tupã
Sext
12/08
Predomínio de Sol
Máx 24 °C
Min 12 °C
Índice UV
7.0
Sáb
13/08
Predomínio de Sol
Máx 28 °C
Min 15 °C
Índice UV
7.0
Domi
14/08
Predomínio de Sol
Máx 30 °C
Min 18 °C
Índice UV
7.0
Segu
15/08
Predomínio de Sol
Máx 32 °C
Min 21 °C
Índice UV
7.0

Administração - Segunda-feira, 23 de Agosto de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Agendamento para castração gratuita de cães e gatos continua em Tupã

Agendamento para castração gratuita de cães e gatos continua em Tupã


Agendamento para castração gratuita de cães e gatos continua em Tupã

A Prefeitura de Tupã conta com um programa permanente para o controle populacional de cães e gatos com o objetivo de reduzir os abandonos. E para isso;* o Departamento de Vigilância em Saúde;* por meio do Centro de Controle de Zoonoses de Tupã;* agenda castrações para machos e fêmeas.

A cirurgia de cães ou gatos não tem limite por residência e pode ser solicitada durante todo o ano;* já o agendamento para gatas e cadelas é de apenas um animal por casa;* e com vaga de castrações limitada. “Essa restrição se dá pelo procedimento em fêmeas ser realizado por veterinários de clínicas particulares conveniados;* enquanto um veterinário do CCZ castra os machos”;* explica o chefe de setor de Controle de Zoonoses;* Robison Luis.

Para evitar aglomerações na sede da Secretaria de Saúde;* 20 senhas têm sido distribuídas diariamente desde o início do mês para inscrições de fêmeas. A diretora de Departamento de Vigilância em Saúde;* Joselaine Pio Rocha;* avalia que a procura por cirurgias para as gatas tem sido mais baixa do que a para cadelas;* ainda que o levantamento feito sobre as demandas apontasse maior necessidade de operações para gatas.

“Este ano as cotas foram triplicadas pela administração municipal. Das 900 vagas dividias entre mascotes domiciliadas e acolhidas pelos protetores dos animais;* 300 são para cadelas e 600 para gatas. Ainda há cotas disponíveis;* principalmente para felinos”;* ressalta.

Apenas o tutor da pet pode solicitar a operação. Além disso;* é necessário ser maior de 18 anos;* apresentar presencialmente o RG ou CNH e um comprovante recente de endereço. Conforme orienta o secretário de Saúde;* dr. Miguel Ângelo de Marchi;* o uso de máscara de proteção individual e os protocolos de prevenção ao coronavírus também devem ser cumpridos.

“Manter o distanciamento mínimo de outras pessoas e evitar circular pela cidade se estiver com sintomas gripais é determinante para que não haja riscos de exposição ao vírus durante o atendimento”;* destaca.

O prefeito Caio Aoqui afirma que manter o serviço de castração de animais é parte da estratégia do município para zelar pelo bem-estar animal;* no entanto;* sem deixar de esquecer dos riscos de proliferação da covid-19. “Em junho;* sancionamos Lei complementar para reduzir o abandono e os maus-tratos. A continuidade das castrações vai ao encontro dessa lei;* pois podemos diminuir o crescimento populacional de animais e evitar que cães e gatos fiquem sem lar”.

Os agendamentos são feitos na Rua Paiaquas;* 370;* a partir das 7h30. Em caso de dúvidas;* é possível ligar para 3404-2200.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

UFM - 2022

R$ 97,88

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/08/2022

Portal atualizado em: 12/08/2022 15:18:43

Prefeitura Municipal de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.