Planejamento e Infraestrutura - Sexta-feira, 03 de Fevereiro de 2023

Construção de creche escola no Parque Universitário finaliza fase de terraplenagem

Educação Municipal segue ainda com obras da nova sede da EMEIEF N. Sra. de Fátima

Garantindo a oferta de espaços suficientes para promoção do acolhimento pedagógico e das vivências educativas na primeira etapa da Educação Básica, a Prefeitura de Tupã irá construir duas novas unidades de ensino no município. As obras, que saíram da fase de terraplenagem e estão iniciando o muro de fechamento, atenderão crianças da zona oeste e norte da cidade.

A futura Creche Escola do Parque Universitário III é fruto de um convênio entre a administração municipal e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, com repasse superior a R$ 3 milhões e contrapartida de mais de R$180 mil. Com o nivelamento do terreno finalizado, a obra será entregue em aproximadamente 10 meses.

Segundo o secretário de Educação, Cultura e Esporte, professor Valdir Berti, o fornecimento por parte do governo estadual de infraestrutura física para a rede de Educação Infantil resulta do programa Creche Escola, viabilizado pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). “A FDE aprovou a viabilidade do terreno disponibilizado pelo município para criação deste prédio, que atenderá as exigências e padrões de creches e escolas paulistas. Ou seja, que respeitam os princípios indissociáveis da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) educar, brincar e cuidar”, explica.

Outra edificação voltada à melhoria da educação de Tupã, que já está com os alicerces implantados e avança com algumas paredes erguidas, é a nova sede da EMEIEF Nossa Senhora de Fátima. O projeto tem investimento exclusivamente municipal de pouco mais de R$6 milhões, e prevê construção de área superior a 3 mil metros quadrados.

Conforme o secretário de Planejamento e Infraestrutura, Valentim Bigeschi, o local cumprirá as características tradicionais de uma escola. “O Espaço Educativo será composto por 12 Salas de aula, blocos pedagógicos – biblioteca, auditório, laboratório, informática – cozinha, pátio e quadra cobertos. A proposta refere-se a uma edificação simples e racionalizada, atendendo aos critérios básicos para o funcionamento das atividades de ensino e aprendizagem”. Em virtude da dimensão, as equipes estimam término da obra para maio de 2024.

O prefeito Caio Aoqui ressalta que quando estiver concluído, o espaço funcionará em tempo integral, sendo parte de um projeto ainda maior de melhoria da educação em regime pleno. “Estamos consolidando a Educação Infantil e o Ensino Fundamental dos Anos Iniciais de Tupã. Tanto as creches, como pré-escolas, e demais turmas da rede, estão cada vez mais bem equipadas para ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades de nossos estudantes. Estamos investindo no futuro, no futuro das crianças e de Tupã”, comentou.