Planejamento e Infraestrutura - Quarta-feira, 07 de Junho de 2023

Maior programa de recape avança pelo Jardim Nossa Senhora de Fátima

Obra beneficia grande região e chega até ao Parque Industrial; sendo investidos mais de R$ 1,5 milhão

As obras de recape também avançam pela região oeste de Tupã. Agora, dezenas de quarteirões do Jardim Nossa Senhora de Fátima, Parque das Nações, Alvorada/Parque Industrial recebem novo asfalto, com investimento de R$ 1.556.231,53 de dois convênios – R$ 1 milhão do ex-deputado Alexandre Frota e R$ 200 mil do deputado federal Mauricio Neves, respectivamente.

Além de recursos de convênios governamentais, há contrapartida da prefeitura da ordem de R$ 356.231,53, mais um aditivo que está sendo estudado para estender a melhoria até a Rua São Pedro, segundo o prefeito Caio Aoqui. O chefe do executivo esteve com o vereador Antônio Alves de Souza - Ribeirão inspecionando os trabalhos da empresa Amaralina Construções e Empreendimentos LTDA, em pleno domingo, dia 4.

O recape é de qualidade e os serviços foram ampliados aos finais de semana para reduzir os eventuais transtornos aos usuários das vias: São José, São Sebastião, São Cipriano, São Francisco, Benedito, São Miguel, São Pedro, Lino Spinardi e São João. Ao todo são 7.168,82 m².

O pacote dos convênios contemplou ainda outros mais de 4 mil metros quadrados de recape para as Ruas Raphaela Bardelin, Antônio Digigow, São Carlos e São Jorge realizado pela empreiteira Noromix Concreto S/A.

“Viabilizei R$ 1,2 milhão e o prefeito investiu mais R$ 350 mil. São mais de R$ 1,5 milhão para atender a população desses bairros. Há muitos anos a região não recebia nenhum investimento. Aqui tem escolas, tem revendedora de veículos, uma das vias mais movimentadas, que é a Nhambiquaras, onde está instalado o Almoxarifado da prefeitura, mesma área onde possui um Parque Industrial, por isso, estendeu o recape até a Raphaela Bardelin. Então, eu quero dizer que o vereador precisa legislar, buscar recursos e, depois, fiscalizar a execução da obra pra não ficar só reclamando depois. Isso é parceria que traz resultado”, exemplificou Ribeirão.

R$ 18 milhões de recape

Iniciado em 2020, o maior programa de recape do município deverá receber até o fim de 2023, investimento da ordem de R$ 18 milhões. De acordo com o secretário de Planejamento e Infraestutura, Valentim Bigeschi, vários bairros que apresentavam ruas deterioradas e parte da área central tiveram as vias de maior tráfego por causa de serviços públicos, como escolas, unidades de saúde e setores de segurança, totalmente recapeadas com recursos de R$ 10 milhões do FINISA - Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento. “A verba foi suficiente para recapear mais de 80 km de ruas”, destacou.

Nesta segunda etapa, os convênios levantaram recursos de mais R$ 6 milhões e a prefeitura investe outros R$ 1,6 milhão para revitalizar a pavimento de várias regiões da cidade.

“Do montante R$ 7,6 milhões, só o vereador Ribeirão conseguiu R$ 1,2 milhão pra gente levar o recape para a zona oeste. Com isso, estamos eliminando o tapa-buracos – trabalho paliativo que não resolvia nada. É o maior programa de recape da história de Tupã e quero agradecer a astúcia do vereador Ribeirão e vários outros parlamentares que têm ajudado a prefeitura nessa empreitada. Por outro lado, com a economia e a boa gestão estamos conseguindo dar a nossa contribuição para não perder os convênios por falta de capacidade financeira”, afirmou o chefe do Executivo tupãense, Caio Aoqui.