Planejamento e Infraestrutura - Quarta-feira, 30 de Agosto de 2023

Iniciada a construção da primeira Ciclovia

A obra margeia a vicinal Tupã/Arco-Íris

A Ciclovia é a primeira a ser implantada em Tupã, assim como a ciclofaixa e, em breve, o município contará com pelo menos três locais específicos para a prática do ciclismo. Esse investimento é um pedido de diversos tupãenses que praticam a modalidade.

A ciclovia está sendo construída entre a rotatória do Balneário 7 de Setembro até a rotatória do Aeroporto, em uma extensão de 1.200 metros, no lado esquerdo da vicinal “Vereador José Sanches”, sentido para o município de Arco-Íris.

O recurso é do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADE), por isso, a decisão de investir na construção da Ciclovia, também passou pela Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

Em visita às obras, o prefeito Caio Aoqui lembrou que “o COMTUR abraçou o projeto reivindicado pelo vereador Ninha, e é mais uma verba destinada a atender a população pelo fato de Tupã ser Estância Turística, algo que precisa ser valorizado. Dos 645 municípios, apenas 70 estão nesta condição, então é um legado que não pode ser esquecido e a prova disso é mais essa conquista: a primeira Ciclovia de Tupã”, disse.

Já o vereador Augusto Fresneda Torres, o “Ninha”, diz ter apresentado a indicação com base em solicitação da população que realiza caminhada ou pratica ciclismo pela região.

“A Ciclovia é quase uma extensão da Ciclofaixa e atende uma região da cidade que cresceu muito nos últimos anos, com os empreendimentos imobiliários feitos no local e, é antiga a reivindicação de frequentadores, moradores e praticantes de caminhadas, ciclismo, entre outras atividades”, declarou.

A ciclovia é uma pista própria destinada à circulação de bicicletas e triciclos, mas separada fisicamente das pistas onde circula o tráfego motorizado, diferente da Ciclofaixa.

CICLOFAIXA

Atualmente a cidade já conta com a ciclofaixa implementada entre a antiga Granol até a rotatória do Balneário 7 de Setembro, na via Comendador Aviador Eduardo do Ar e segue todas as determinações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A ciclofaixa está instalada junto ao canteiro central. Ela ainda terá tachões a cada metro para aumentar a segurança dos ciclistas.

“Os motoristas não podem invadir essa faixa. Se forem flagrados fazendo isso, podem pagar uma multa de até R$ 3 mil”, segundo o secretário de Planejamento e Infraestrutura, Valentim Bigeschi.

Vale lembrar que o Parque Linear, na Rua Estados Unidos, também deverá receber uma pista para caminhada e ciclofaixa.

A ciclofaixa é uma faixa simplesmente delimitada com pintura e sinalizadores, como "tachões" e “olhos de gato”, além das placas de sinalização vertical.

No Manual do Denatran, a ciclofaixa é definida como “parte da pista, calçada ou canteiro central destinado à circulação exclusiva de ciclos, delimitada por sinalização viária, podendo ter piso diferenciado e ser implantada no mesmo nível da pista de rolamento, ou da calçada ou do canteiro”.