Planejamento e Infraestrutura - Terça-feira, 05 de Setembro de 2023

Prefeitura iniciou identificação de ruas nos 10 mil postes de Tupã

Modelo implantado há 30 anos no município inspirou cidades de toda a região

Prefeitura iniciou identificação de ruas nos 10 mil postes de Tupã

A Prefeitura de Tupã iniciou os serviços de revitalização da pintura de nomenclatura dos endereços de ruas nos 10 mil postes de iluminação pública do município.  Os serviços começaram a ser executados pela região leste, abrangendo os bairros Conjunto Habitacional João Paulo II, Jardins Unesp I e II, Nova Tupã, Jardins Guarani I, II e III, e Cohab Cris. Nos próximos dias, a equipe estará no Jardim Aritana.

O serviço está sendo executado pela empresa GPS – Pinturas e Reformas. A revitalização da pintura deverá ser concluída dentro de até 12 meses, incluindo posteamento da cidade e dos distritos de Parnaso, Universo e Varpa. O investimento é de R$ 280 mil.

A necessidade da sinalização foi indicada pelo vereador Antônio Alves de Sousa, o “Ribeirão”, o autor do projeto que instituiu Tupã como uma das primeiras cidades a usar esse modelo informativo e de comunicação sobre os nomes de ruas. O município implantou a pintura dos endereços nos postes a partir de 1994. Na região, as demais cidades seguiram o exemplo de Tupã.

A pintura segue um padrão. “Tamanho 1,55 x 0,35 metros, tinta acrílica para piso nas cores vermelha cerâmica e letras na cor branca para os postes da área central. Já nos bairros, usa-se o mesmo tipo de tinta, porém, nas cores azul de fundo e branca nas letras. Em cada quarteirão também há indicativo de que naquele trecho a numeração vai de X a Y”, explicou o engenheiro civil e secretário adjunto de Planejamento, Eduardo Makoto Labegalini Gushiken.

O prefeito Caio Aoqui lembrou que a identificação do nome de ruas nos postes facilita a mobilidade de que vem visita Tupã e também de profissionais como entregadores, taxistas e mototaxistas . “É um investimento necessário que contemplará a cidade e os distritos”, disse.