Governo - Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2024

Tupã prepara força-tarefa em Mutirão da Limpeza para combate à dengue

Coleta de materiais inservíveis, roçada de terrenos e nebulização serão intensificadas

A Prefeitura de Tupã inicia segunda-feira (4/3) o Mutirão da Limpeza, estratégia de intensificação do trabalho de coleta de materiais inservíveis, roçada de terrenos e nebulização. O objetivo é percorrer a cidade e os distritos até 21 de março, retirando possíveis criadouros do Aedes aegypti, e ajudando a conter a epidemia de dengue, em fase de alerta no país.

Em coletiva de imprensa realizada na manhã de terça-feira (27), o diretor de Departamento de Entomologias e Endemias, Marco Antônio de Barros — Marquinho da Dengue, informou que neste ano já são 78 casos confirmados, ao passo que no primeiro bimestre de 2023 foram 363.

Apesar do índice de positividade estar mais baixo, as secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente, Planejamento e Infraestrutura, e Agricultura, farão uma ação conjunta para eliminar focos do mosquito transmissor da doença.

“Ainda que com a comparação histórica os índices sejam bons, não significa que o trabalho tenha que parar. Até agora eliminamos 524 focos do mosquito, contra 468, de janeiro a fevereiro de 2023. Estamos ainda com 3 óbitos suspeitos, sob análise do Instituto Adolfo Lutz, única entidade que pode validar a causa da morte”, destacou.

Com mais de 13 mil visitas casa a casa, unidas à conscientização, vistoria de quintais e nebulização com biolarvicida, o quadro se mostra sob controle. No entanto, nosso município soma 21 infectados pela dengue, na zona norte; 20, na zona leste; 20, no centro; 3, na zona sul; e 3, nos distritos.

A realização do Mutirão da Limpeza vai ao encontro da necessidade de contar com a colaboração da população para continuidade de um combate à dengue eficaz. Conforme o secretário de Meio Ambiente, Israel Veloso — Tutu, toda quarta-feira a Pasta coleta móveis velhos, madeira, e outros objetos sem uso, se houver agendamento. Além disso, há ainda um cronograma de roçadas na rotina das equipes.

“Apesar dos serviços serem cotidianos, o Mutirão permitirá que tudo isso ocorra simultaneamente. Logo após a recolha dos materiais, os tratores e as roçadeiras passarão pelos terrenos vazios, canteiros e lotes, retirando o mato alto, e um carro fará a aspersão do larvicida biológico”, ressaltou.

Tutu destacou ainda que o material retirado das ruas passará por triagem, para o descarte ambientalmente apropriado. Contudo, galhos e restos de construção não serão aceitos. Os resíduos de poda só são coletados caso o serviço tenha sido previamente autorizado pela Secretaria de Meio Ambiente, enquanto o entulho precisa ser encaminhado para destinação correta final por meio de contrato particular com empresas de caçamba.

O prefeito Caio Aoqui disse ser impossível obter resultados positivos sem a adesão da população a essa grande mobilização. “Há 10 dias o governador esteve em nossa cidade e a primeira pergunta dele foi sobre os casos de dengue em Tupã. Isso demonstra uma real preocupação em cada uma das esferas públicas para lidar com essa epidemia”. O chefe do executivo concluiu que, além do empenho dos servidores municipais designados para o Mutirão da Limpeza, será solicitado apoio do Tiro de Guerra, e um drone da Polícia Militar será usado para verificar piscinas, caixas-d’água, e quintais de acumuladores, por exemplo, agilizando e dando respaldo na fiscalização das residências.

A roçada será efetuada nos períodos da manhã, tarde e noite, para ocorrer paralelamente aos demais trabalhos. Por fim, destaca-se que uma carta de notificação foi encaminhada antecipadamente aos proprietários de cerca de 4 mil lotes da cidade, referente à pendência de roçadas. Os responsáveis por espaços que estiverem irregulares serão multados, por ser obrigação dos donos realizar a limpeza.

Também participaram da coletiva de imprensa de anúncio do Mutirão o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi; o secretário de Agricultura, Anderson Luiz Pereira; o secretário de Planejamento e Infraestrutura, Valentim Bigeschi; o presidente da Câmara, Marcos Gasparetto; e o vereador, Eduardo Edamitsu — Shigueru.

MUTIRÃO DA LIMPEZA - 2024

Se estiver usando um computar, digite CTRL+F ,e escreva o nome do seu bairro no buscador. Ou faça o  download do arquivo  em PDF e utilize o recurso de busca disponível (Simbolizado por uma lupa)

SETOR 1 - dias 04 e 05

• Centro