Meio Ambiente - Quinta-feira, 19 de Outubro de 2017

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência define nova diretoria

Na última semana;* a Secretaria Municipal de Assistência Social empossou a nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O Conselho definiu a diretoria para o biênio 2017/2019 como presidente Valdo Pereira;* vice-presidente Anily Sander e secretária Juliana Demarchi Polidoro.

A então secretária municipal de Assistência Social;* Ana Cláudia Lavagnini da Costa;* ressaltou que os Conselhos Municipais são espaços de discussão e encaminhamentos de propostas para a melhoria na qualidade de vida da pessoa com deficiência para garantir os direitos dessas pessoas e também para termos uma sociedade mais justa. “Esse trabalho conta com muitas pessoas envolvidas que representam as entidades desse segmento;* trabalhadores do sistema único de assistência social e parceiros da prefeitura”;* disse.

Ela parabenizou a ex-diretoria do Conselho Municipal;* Maria Helena pelo importante trabalho e pela possibilidade de avanços significativos junto ao segmento da pessoa com Deficiência.

“É importante que a sociedade e o poder público trabalhem juntos nessa batalha pela igualdade para oferecer uma melhor qualidade de vida às pessoas com deficiência. A falta de mobilidade urbana precisa ser resolvida através da implantação de projetos;* discussão e realização de conferências municipais;* regionais;* estaduais e até mesmo federais”;* ressaltou.

Ela concluiu ressaltando que o papel do Conselho Municipal é debater a política da pessoa com deficiência através de uma abordagem ampla e agregadora;* tanto no que se refere às políticas setoriais;* quanto no diálogo com outras temáticas afetas aos Direitos Humanos; discutir o temário sugerido e debater os avanços e os desafios sobre a implementação da política da pessoa com deficiência nos âmbito municipal; analisar;* propor e deliberar;* com base na avaliação local;* as metas para a implantação das políticas da pessoa com deficiência no município e construir diretrizes e ações estratégicas de cada eixo temático.