Meio Ambiente - Terça-feira, 17 de Julho de 2018

Aterro Sanitário de Tupã atinge nota 9.0 pela CETESB

Pela primeira vez desde que foi assumido pela prefeitura (em janeiro de 2014) o Aterro Sanitário de Tupã foi classificado com nota 9.0 pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). A nota é uma das melhores entre os aterros da região.

A partir da pontuação obtida nos indicadores da CETESB;* os aterros são classificados em dois tipos de avaliações: condições inadequadas (de 0 a 7) e condições adequadas (de 7;*1 a 10);* como é o caso de Tupã.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* Anderson Luiz Pereira;* relatou que na última sexta-feira (13) um agente fiscalizador da CETESB esteve no município para a fiscalização. Até então;* a nota do aterro era de 8.5.

“Quando assumimos a pasta;* a nota da época era 8.0. Com melhorias e adequações no local;* conforme exigido por lei e pelas diretrizes da CETESB;* chegamos à pontuação de 8.5”;* disse. “Agora;* graças ao trabalho da prefeitura e dos servidores e do chefe do aterro;* Cláudio Alex;* atingimos mais esta conquista importante para a qualidade de vida dos nossos munícipes: alcançamos nota 9 pela CETESB”;* completou Anderson.

Agora;* o objetivo é continuar trabalhando para que o Aterro Sanitário possa chegar à nota 10. “O agente fiscalizador da CETESB nos explicou que estamos atendendo todas as exigências ambientais. Entretanto para atingir a nota máxima;* precisamos ainda de algumas melhorias;* como a cobertura da vegetação natural e construir canaletas de contenção de água pluvial”;* explicou o secretário. A expectativa é de que até o fim do ano a meta seja atingida.

A qualidade do Aterro Sanitário também se deve à forma de coleta de lixo realizada no município. O cronograma atende todas as regiões da cidade;* evitando que exista acúmulo do material nas residências.

Diariamente;* o local recebe em média 65 toneladas de lixo orgânico. O lixo é descarregado;* compactado e coberto para que não sirva de abrigo para animais;* como urubus;* entre outros.

O prefeito Ricardo Raymundo parabenizou o trabalho e empenho da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e das equipes do Aterro Sanitário.

“Este é um marco muito importante para o nosso município. Desde 2014;* quando foi assumido pela prefeitura;* o aterro nunca havia registrado uma pontuação tão alta. Esta é uma grande conquista para a cidade e principalmente para a população;* que é a maior beneficiada com um aterro de qualidade”;* finalizou o prefeito.