Meio Ambiente - Sexta-feira, 03 de Agosto de 2018

Prefeitura faz manutenção de equipamentos da Patrulha Rural

Para melhor atender os produtores rurais que contam com a Patrulha Rural;* a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realizou a manutenção preventiva de implementos e equipamentos agrícolas utilizados para os serviços.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* as manutenções foram feitas durante o período de estiagem;* época em que a procura pela Patrulha diminui.

“Infelizmente com a falta de chuva;* os produtores rurais são prejudicados. Existem serviços que não conseguimos realizar com a Patrulha Rural;* já que com a terra seca os implementos não aderem ao solo”;* explicou. “Por isso;* para que os serviços sejam oferecidos com mais qualidade quando as chuvas voltarem a cair;* nós fizemos a manutenção dos equipamentos”;* acrescentou Anderson.

A Patrulha Rural conta com equipamentos de qualidade;* como grade aradora;* arado de aiveca;* grade niveladora;* terraceador;* distribuidor de calcário e perfurador de solo e plantadeira/adubadeira de mandioca;* além de GPS garmin para medição das áreas rurais e o Teodolito para marcação das curvas de nível nas propriedades;* para reduzir as erosões causadas pela água das chuvas.

O prefeito Ricardo Raymundo ressaltou que o “trabalho da Patrulha Rural é fundamental para o crescimento da agricultura local;* além de beneficiar principalmente os produtores que não possuem os implementos necessários de preparo de terra para o plantio;* nem recursos para adquirir esses equipamentos’’.

Ainda segundo ele;* a partir da taxa simbólica recolhida dos produtores para o uso dos implementos é possível proporcionar sempre equipamentos e serviços de boa qualidade.

“Em 2017;* aumentamos o portfólio de trabalho do projeto;* fazendo com que a arrecadação crescesse 135% em relação ao ano anterior (2016). Todos os valores arrecadados são revertidos na manutenção de maquinários e aquisição de novos implementos para a Patrulha Rural”;* enfatizou o prefeito.

Estiagem

Com o período de estiagem;* os produtores rurais enfrentam maiores dificuldades na produção. O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* orienta que o produtor procure medidas que possam amenizar os danos causados pela seca.

De acordo com ele;* uma das dicas é manter o controle do mato. Técnica que ajuda a manter a umidade do solo e o fornecimento de matéria orgânica à planta;* além de prevenir incêndios.

“Uma recomendação é manter aceiros;* que são faixas livres de vegetação;* onde o solo fica descoberto. Eles podem ajudar a evitar a propagação do fogo;* caso haja incêndio acidental ou provocado por terceiros”;* concluiu o secretário.