Meio Ambiente - Quinta-feira, 11 de Abril de 2019

2º Festival de Comida Artesanal será realizado neste domingo (14)

Neste domingo (14);* a partir das 10h na Sorveteria da Roça (situada na Estância Santa Mônica);* será realizada a segunda edição do Festival de Comida Artesanal;* que contará com cerca de 30 expositores de comidas;* música;* muita animação e com entrada franca.

O festival é uma realização de Fuzinelli Produções e Sorveteria da Roça; contando com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura;* 3W Eventos;* Sindicato Rural e Mercado Marabá. A edição contará com pratos comestíveis;* feitos de fécula de mandioca e água; e canudinhos vegetais;* feitos de caules de mamão.

Segunda a organizadora do evento - Andréia Fuzinelli;* participam cerca de 30 expositores de diferentes segmentos e cidades do interior de São Paulo. Haverá também produtos para degustações. O festival conta também com as seguintes opções de almoço: macarrão;* omelete;* bife na chapa ou churrasco grego. A música ficará por conta de César Augusto.

O secretário municipal de Cultura;* Renato Gonzalez;* destacou a importância do evento;* agradeceu a oportunidade de poder apoiá-lo e convidou a população para participar e provar os produtos oferecidos.

“Parabenizo a iniciativa dos organizadores do evento;* pois este festival fomenta a cultura por meio da culinária;* oferecendo em um só lugar diversos tipos de alimentos artesanais diferenciados e de qualidade. Convido a população para prestigiar;* provar e conhecer as atrações juntamente com a família e amigos”;* convidou Gonzalez.

Exposição de comida artesanal

Entre os produtos expostos estão: queijos aromatizados (Marília);* massas italianas (Fatto Qui - São José do Rio Preto);* cachaças (Estância Cactus Shine - Parapuã);* cafés especiais (Café Santina - Marília);* carnes especiais (Enerbio Alimentos - Bastos);* sorvetes artesanais (Sorveteria da Roça - Tupã);* sequilhos recheados (Biscoitinhos da Gabi - Garça);* embutidos sem conservantes (Don Porkino – José Bonifácio);* cervejas artesanais (Phillip Davi´s – Guapiaçu);* derivados de gengibre (Moreno Gengibres – Osvaldo Cruz);* geleias;* molhos e licores (Sítio do Baú – São Bento do Sapucaí;* na Serra da Mantiqueira);* entre outros.

Exposição de Artesanato

No quesito artesanato o evento também faz jus ao conceito defendido: ‘sustentabilidade e preservação do meio ambiente’. Participam expositores de ecodesign (Tupã);* com trabalhos em madeira de demolição;* e artesanato sustentável;* com terráreos montados em materiais alternativos;* além de kokedamas - plantas cultivadas em bolas trançadas com barbante (Osvaldo Cruz). Haverá ainda a exposição e venda de orquídeas e cactos (Tupã);* e produtos feitos a partir da planta neen (Tupã);* entre outros.

O festival

A primeira edição do primeiro festival – edição Tupã;* foi realizada em outubro de 2018;* e recebeu público de 3 mil pessoas. Nessa segunda edição;* realizada neste domingo;* é esperado público semelhante.

O festival favorece o desenvolvimento local à medida que proporciona ao pequeno produtor um ambiente propício para a comercialização e divulgação daquilo que produz de forma artesanal;* em pequena escala.

“O festival coloca em contato quem produz e quem consome. É uma troca interessante que beneficia ambos os lados”;* disse Andréia Fuzinelli;* idealizadora do evento.

Serviços

Mais informações sobre o 2º Festival de Gastronomia e projetos apoiados pela prefeitura estão disponíveis na página oficial no facebook da secretaria e do festival: “Secretaria Municipal de Cultura de Tupã” e “Festival de Comida Artesanal”;* pelas hashtags: #culturatupa2019;* no Instagram: @secretariadeculturatupa ou pelo telefone (14) 3491-3015.