Meio Ambiente - Quarta-feira, 24 de Abril de 2019

Banco do Povo de Tupã liberou R$ 149 mil no 1º trimestre do ano

Inaugurado em 1998;* o Banco do Povo Paulista (BPP) é o Programa de Microcrédito Produtivo desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo;* por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico;* em parceria com a Prefeitura de Tupã.

Considerado o maior programa de microcrédito estadual;* o Banco do Povo de Tupã já firmou 20 contratos neste primeiro trimestre;* concedendo cerca de R$ 149 mil em créditos para micro e pequenos empreendedores tupãenses.

Já no Estado todo;* nos primeiros três meses de 2019 mais de R$ 17;*7 milhões foram emprestados;* por meio de 2.225 contratos firmados;* dando chance às pessoas que querem abrir ou incrementar seus negócios. Desde a implantação do serviço;* em 1998;* o programa já realizou mais de 468.541 contratos e emprestou mais de R$ 2;*1 bilhões.

Com a menor taxa de juros do país;* 0;*35% ao mês;* o programa viabiliza o desenvolvimento social e econômico local e geração de emprego e renda. O financiamento é destinado aos empreendedores formais ou informais;* urbanos e rurais;* microempreendedores individuais;* produtores rurais;* cooperativas e associações de produção formalmente constituídas.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico;* Marcus Zanelato;* para manter a sustentabilidade e as vantagens do programa;* principalmente a política de juros subsidiados pelo governo estadual;* o Banco do Povo passou a cobrar Tarifa de Sustentabilidade do Fundo (TSF);* equivalente a 1% do valor financiado;* aplicada tanto para Pessoa Física quanto Jurídica;* descontada já no ato da liberação do crédito. Para Pessoa Jurídica é cobrado também o Fundo de Aval do Estado de São Paulo (FDA).

“O Banco do Povo é importante para Tupã por conceder microcréditos para o desenvolvimento de pequenos empreendimentos;* gerando emprego e renda para o município”;* comentou. Ainda segundo o secretário;* as linhas de financiamento e o prazo de pagamento variam para Pessoa Jurídica e Pessoa Física.

O Banco do Povo financia valores entre R$ 200;*00 e R$ 5 mil para Pessoa Física;* com o pagamento em até 24 parcelas mensais. Para Pessoa Jurídica (incluindo MEI) o financiamento é entre R$ 200;*00 e R$ 20 mil;* em até 36 parcelas mensais. Já as associações e cooperativas produtivas ou de trabalho podem solicitar até R$ 25 mil no primeiro crédito.

Como conseguir financiamento

Para conseguir o financiamento;* o empreendedor deve ter atividade produtiva formal ou informal em Tupã. No caso de Pessoa Física;* deverá residir ou ter empreendimento há mais de dois anos no município;* com endereço fixo.

Já para Pessoa Jurídica;* não há exigência de tempo de residência ou de abertura da empresa. Além disso;* o solicitante não pode ter restrições cadastrais no SERASA e CADIN Estadual. Outra exigência é ser maior de 18 anos.

Menores com idade a partir de 16 anos também podem ser beneficiados desde que sejam emancipados legalmente. Vale ressaltar que não é possível fazer nenhum tipo de empréstimo para consumo próprio ou para quitação de dívidas.

O Banco do Povo de Tupã funciona de segunda a sexta-feira;* das 7h30 às 17 horas;* na Avenida Tapuias 907;* sala 5;* no prédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico ou pelo telefone 3441-5566.