Meio Ambiente - Quarta-feira, 07 de Agosto de 2019

Prefeitura firma parceria com AMAR e produtor de cerveja artesanal

As cervejas artesanais conquistaram o paladar do brasileiro e estão ganhando muito espaço no mercado. Por isso;* a Prefeitura de Tupã promoveu uma reunião com representantes da Associação dos Apicultores de Marilia e Região (AMAR);* engenheiro agrônomo Idoraldo Flores e com um empresário do ramo cervejeiro de Adamantina.

O encontro ocorreu para discutir a futura parceria entre o município;* o produtor e a AMAR. Segundo o produtor João Rafael;* existe um projeto na região da Alta Paulista para a produção de uma cerveja à base do mel característico de cada local. “A reunião visa concretizar a parceria com os produtores de mel. Queremos conhecer o produto da região para desenvolver novas bebidas e encaminhá-las ao mercado”;* disse.

João explicou que o intuito da ação é trazer o diferencial das cervejas artesanais para a Alta Paulista;* valorizando o produto;* que é produzido na região e estimulando o comércio local. “Nós já temos outros produtos desenvolvidos com o mel Cipó-Uva;* conhecido como Timbó;* que estão sendo direcionados para o mercado. Estamos aqui para agregar valor ao produtor regional e principalmente melhorar cada vez mais a nossa região”;* enfatizou.

O presidente da AMAR;* Fernando Mauro Lopes Ferreira;* destacou que a parceria vai agregar valor ao produto da associação e também ao desenvolvimento econômico da região. “A AMAR abrange uma grande região da Alta Paulista;* contemplando também os apicultores de Tupã. A associação é a única autorizada pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) a comercializar o mel legalmente em todo o território nacional. Estamos muito felizes com a parceria;* que certamente vai abrir outras portas para o desenvolvimento da região”;* disse.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior;* Eduardo “Shiguero” Edamitsu;* ressaltou que o mercado de cervejas artesanais vem crescendo muito no Brasil. “É muito difícil encontrar alguém que não tenha degustado uma cerveja artesanal e se apaixonado pela novidade. Por isso;* queremos estimular a apicultura;* agricultura familiar e também a capacidade de produção da região”;* disse.

Ele explicou que a empresa da cerveja artesanal vai consumir aproximadamente 2 mil quilos de mel de abacate por florada. Eduardo disse ainda que um produtor já disponibilizou o seu pomar de 30 alqueires para a produção do mel.

“O Jorge Manfré disponibilizou o pomar para que os apicultores coloquem as caixas em sua lavoura. A atitude do produtor vai impactar diretamente na melhora de sua produção de abacate e também de mel;* que devido as novas tecnologias demora apenas 3 dias para a florada”;* informou.

Eduardo também salientou que o prefeito Caio Aoqui lhe deu a missão de trazer novos investidores e produtores para a região. Ele acrescentou que também está buscando futuras parcerias com empresas no ramo de eucalipto e outros setores.

“Nós vamos trabalhar cada vez mais para valorizar o potencial econômico da região e estimular os produtores a inovarem e produzirem mais. A prefeitura assume o compromisso e está junto para impulsionar e fomentar o setor que tanto cresce no Brasil”;* finalizou.