Governo - Quarta-feira, 09 de Agosto de 2023

Tupã instala câmeras nas sete entradas da cidade e implanta Sistema Detecta

Monitoramento em vídeo permite compartilhamento de imagens com a SSP-SP

A Prefeitura de Tupã formalizou nesta terça-feira (8) a implantação do Sistema Detecta no município, ferramenta de monitoramento por câmeras coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), que permite compartilhamento de imagens e informações com maior agilidade, assertividade e eficiência no combate à criminalidade.

Em pronunciamento oficial sobre a adesão ao convênio estadual, o prefeito Caio Aoqui destacou ser um investimento fundamental na manutenção do patamar de segurança conquistado por Tupã, auxiliando cada vez mais o trabalho de excelência das polícias civil, militar e científica, e do corpo de bombeiros.

“Tupã conta com mais de mil câmeras de monitoramento. Desde que assumimos a administração, ampliamos a capacidade de gerenciamento por vídeo do tráfego nas vias, do fluxo de pessoas nas escolas ou nos espaços que demandam maior atenção dos agentes competentes”.

Caio Aoqui informou ainda que o município é um dos primeiros da região a efetivar a implantação da infraestrutura necessária para expansão de projetos de prevenção à violência, o que viabilizou firmar convênio. “Com o Sistema Detecta, instalamos câmeras em todas as entradas da cidade, e passamos a integrar a ‘Muralha Paulista’, rede de vigilância proposta pelo secretário da Segurança Pública (SSP), Guilherme Derrite, ou seja, em Tupã o crime não vai ter vez”, declarou o prefeito.

Para formar a Muralha Paulista, o governo de São Paulo tem como meta levar o sistema em funcionamento em Tupã, em cidades da região de São José do Rio Preto, e em nas rodovias paulistas para todos os 645 municípios do estado. A tecnologia pode identificar veículos furtados, roubados, ou utilizados em ação criminosa, assim como proprietários com mandado de prisão.

“O Detecta está disponível para as polícias há algum tempo e agora as imagens do sistema de segurança captadas aqui na cidade alimentarão um banco de dados, criando uma muralha tupãense. O fato de o poder público se empenhar em trazer esse tipo de recurso para o município demonstra efetivo comprometimento com a sociedade”, ressaltou Milena Davoli de Melo, delegada Titular da DIG, que representou na ocasião o Delegado Seccional de Polícia de Tupã, Luiz Antonio Hauy.

Para o major André Luiz Collado, subcomandante do 9º Batalhão de Polícia Militar do Interior (9º BPM/I), a tecnologia é a chave para superar a escalada de violência e criminalidade. Pois, Tupã conseguiu formar um cerco nas entradas e saídas, permitindo atuação integrada, por meio da leitura das placas veiculares e emissão imediata de alerta para as polícias ostensivas da área.

Em Tupã, os sete pontos estratégicos interligados ao Sistema Detecta são: trevo “dr. Ivo Pinto Paredes” ou trevo da Camap; Trevo principal “dr. Jamil Dualibi”; trevo “Ramon Barrionuevo” ou Chaparral; trevo do Terceiro Distrito Industrial “Eizi Hirano”; estrada vicinal “Antonio Lovato” (Tupã/ Parnaso); Rodovia Tupã/Queiroz; e estrada Marechal-do-Ar Eduardo Gomes.

“Entre os municípios abaixo de 100 mil habitantes, não raras vezes, Tupã figurou entre as mais seguras. Hoje ela é a quarta mais segura do estado, isto não é fruto do acaso, de nada adianta um grande esforço se em matéria de políticas públicas não houver essa parceria. E Tupã é grande parceira. O prefeito sai na frente, encampa a ideia, e com apoio da Câmara Municipal, implanta essas câmeras na cidade”, finalizou o comandante do Comando de Policiamento do Interior 4 (CPI-4), Coronel PM Hudson Covolan, presente no evento realizado no Teatro Municipal “José Antônio Parra Gomes”.

Além da presença de membros das polícias militar, civil, federal, rodoviária, ambiental, e corpo de bombeiros, o cerimonial teve a participação  do chefe da Agência Regional de Inteligência do CPI/ 4, Capitão Arthur Brandi Sanioto, do Comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Tupã, Capitão André Vander; do 2º Secretário da Câmara Municipal, pastor Eliezer de Carvalho; do secretário de Economia e Finanças, Wilson Quiles Junior; do secretário de Assuntos Jurídicos, João José Pinto - JJ; do Delegado de Polícia da DISE de Tupã, Flávio Delgado de Melo; do proprietário da Service Security, João Newton César Filho; e dos vereadores Eduardo Edamitsu – Shigueru; Antonio Alves de Souza – Ribeirão, Antônio Brito, Lucas Hatano, e Israel Veloso – Tutu.