Governo - Quarta-feira, 11 de Outubro de 2023

Governador destina R$ 8,5 milhões para infraestrutura de Tupã

Recurso será suficiente para recuperar a Praça dos 500 Anos e para reconstruir passagem da ponte da Silvio Bolcato

O governador Tarcísio de Freitas assinou convênios de R$ 8,5 milhões para obras de infraestrutura – recuperação da Praça dos 500 Anos – R$ 6,5 milhões e, para restabelecer a passagem da Silvio Bolcato com a Tabajaras – R$ 2 milhões, respectivamente.

Os convênios com o município tiveram como testemunhas prefeitos que compõem a AMNAP – Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista e os deputados Luiz Carlos Motta (federal), Ricardo Madalena e Dani Alonso (estaduais), além do diretor do Escritório Regional de Desenvolvimento de Marília, ex-deputado Walter Ihoshi.

O evento realizado no Teatro Municipal “José Antônio Parra Gomes” contou com a presença do secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel PM Henguel Ricardo Pereira. Tarcísio também anunciou recursos para a Santa Casa viabilizar um laboratório e adquirir equipamento de ressonância magnética.

EROSÃO

A extensão das obras na Praça dos 500 Anos será de 248 metros de cumprimento, incluindo a cratera que se formou com 11 metros de profundidade e até 30 metros de largura. Serão necessários movimentar 2.500 caminhões de terra.

Além da parte aberta pela chuva será preciso abrir e retirar o resto da tubulação comprometida para refazer todo o canal com duas linhas de aduelas - tubos de concreto armado de 2,5 metros de largura por 4 metros de altura, perfazendo um canal para escoar as águas de 5 metros de largura por 4 de altura, na mesma extensão de cerca de 250 metros de cumprimento.

A tubulação será colocada sobre uma base de pedra rachão. Já na recepção e na dispersão das águas serão construídos muros alas em concreto armado de 6 metros cada um.

SILVIO BOLCATO

Já na passagem da Silvio Bolcato a movimentação de terra deverá ser de 800 caminhões. São 20 metros de travessia e 28 metros de tubulação de concreto armado, além de mais 19 metros de muros alas em concreto armado para receber e dispersar as águas.

A tubulação Armco não colapsou, mas afundou com o peso do aterro sobre a passagem que interliga a Silvio Bolcato com a Avenida Tabajaras, comprometendo a movimentação de veículos no local e dificultando a vida de moradores da região Leste.

94 ANOS

“Depois da notícia sobre o curso de medicina, recebemos o governador Tarcísio e sua esposa Cristiane de Freitas, com dois sentimentos. O primeiro de confiança. Em fevereiro vivemos momentos difíceis com as chuvas e a enorme cratera que se formou na Praça dos 500 Anos. Eu fazia uma live e assim que terminou, o telefone tocou e até pensei que fosse a imprensa querendo informações, mas era o governador que naquele momento acompanhava a nossa transmissão e imediatamente se colocou à disposição para ajudar, orientando e enviando a Defesa Civil a Tupã para vistoriar a erosão e o problema da ponte da Silvio Bolcato, cuja origem é a mesma da Praça – tubulação Armco que tem prazo de validade. O segundo sentimento é de gratidão ao casal pela amizade por Tupã, que celebra 94 anos e pela preocupação que demonstra com sua gente”, finalizou.

Além do que destacou o prefeito Caio Aoqui, no dia 10 de março, o vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, esteve em Tupã para um importante encontro regional e, na ocasião, visitou as erosões provocadas pelas chuvas da noite de 23 de fevereiro, após temporal de 70 mm, em curto espaço de tempo de apenas 30 minutos.

O governador Tarcísio de Freitas foi enfático: “Não há nada melhor que liberar esses recursos para Tupã, no mês de aniversário de 94 anos do município. Parabéns Caio, pelo seu empenho e de sua equipe, que agilizaram todo o procedimento para que o Estado conseguisse em tempo suficiente para atender as demandas da população”, garantiu.

Após despachar com o prefeito Caio Aoqui e se reunir com lideranças da AMNAP, o governador e a primeira dama acompanharam o chefe do Executivo tupãense até o recinto da EXAPIT para o show de abertura do evento, com a cantora Simone Mendes, a “Coleguinha”.