Educação - Terça-feira, 21 de Novembro de 2023

Conferência da Educação vai avaliar e criar ações-guia para os próximos 10 anos

Evento permite que o setor proponha a reformulação do Plano Nacional de Educação

Conferência da Educação vai avaliar e criar ações-guia para os próximos 10 anos

Na quinta-feira, 23, a Prefeitura de Tupã realizará a etapa municipal da Conferência Nacional de Educação (Conae). O evento será no auditório do Instituto Federal, a partir das 8h, como parte da agenda de reconstrução do Fórum Nacional de Educação, responsável pelo acompanhamento e implementação do Plano Nacional de Educação (PNE).

O tema central da conferência é "Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantir a educação como um direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável".

O secretário de Educação, Cultura e Esporte, professor Valdir Berti, explica que a Conferência debate e avalia os problemas e diretrizes, possibilitando analisar e identificar os desafios e as necessidades educacionais pelo olhar de quem atua no segmento.

“Precisamos rever o PNE e criar subsídios para estruturação de estratégias e referências-guia para a educação nos próximos dez anos (2024–2034). Os educadores têm a oportunidade de contribuir com ideias em âmbito local pela melhoria da qualidade do ensino, garantindo direitos e, consequentemente, ajudando o estado e o país a atingirem suas metas”, explica.

Toda conferência municipal tem por objetivo ouvir o setor envolvido e convida a sociedade a participar ativamente da restruturação dos planos de ação. Segundo a diretora de Relações Institucionais da Secretaria de Educação, Solange Schinor, as inscrições estão abertas e podem ser feitas on-line.

“Se interessou? Então, venha participar. Faça sua inscrição no site www.tupa.sp.gov.br/conae2024, é um encontro gratuito, mas muito importante para fortalecer a cooperação entre as esferas federal, estadual e municipal. Sua força constitucional, ou seja, seu poder de ultrapassar governos, faz do PNE um retrato mais representativo da realidade da educação em nosso município”, declara Solange.