Educação - Quinta-feira, 30 de Novembro de 2023

Inscrições para o concurso da Corte do Carnaval 2024 se encerram hoje

Interessados devem realizar suas inscrições pelo site oficial da Prefeitura de Tupã

A Prefeitura, por meio da Subsecretaria Municipal de Cultura, informa que as inscrições para a seleção da corte carnavalesca 2024 se encerram hoje (30). As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site www.tupa.sp.gov.br/cortedocarnaval.

Os candidatos a Rei Momo e Rainha do Carnaval devem ter mais de 18 anos, além de residir no município. O título de Rei e Rainha da Melhor Idade é para pessoas acima de 60 anos, já os participantes mirins devem ter entre 10 e 12 anos. Para disputa de rainha (adulta, ou Melhor Idade) é obrigatório se apresentar com maiô preto e salto, as peças devem ser providenciadas pela pessoa participante. As meninas não precisam usar salto.

No formulário disponível em www.tupa.sp.gov.br/cortedocarnaval é necessário preencher as informações pessoais (nome, telefone, e-mail, endereço, número da conta para depósito do prêmio, caso seja eleito), anexar cópia do RG, do CPF, e do comprovante de residência.

As crianças (10 a 12 anos) deverão anexar os documentos de seus responsáveis, além de uma autorização para participar do concurso, fornecida pelo juizado da infância e juventude.

Segundo a Subsecretaria de Cultura, o prêmio será individual no valor de R$1.500. A corte da realeza do Tupã Folia deverá ser composta por: Rei e Rainha (adulto); Rei e Rainha da Melhor Idade; e Rei e Rainha Mirim. O objetivo da seleção com premiação é incentivar e valorizar a cultura brasileira, fomentando figuras tradicionais do carnaval.

Após o período de inscrições, a escolha da corte carnavalesca será realizada no dia 7 de dezembro, na Praça “Aparecido de Barros” (ao lado do Estádio Municipal), a partir das 20h, durante o projeto Quinta com Arte. A comissão avaliadora será composta por três jurados técnicos indicados pela prefeitura.

Os candidatos serão avaliados de 0 a 10 pontos por: simpatia, comunicação, samba no pé e plasticidade. O desfile e a apresentação serão em ordem alfabética, caso haja empate na pontuação final, ganhará o candidato que obtiver maior pontuação em “samba no pé”, persistindo o empate, a vitória será dada pela “simpatia”.

O subsecretário de Cultura, Luis Carlos Sanches, explicou que, em caso de dúvidas, os interessados ainda podem entrar em contato com a Subsecretaria pelo telefone (14) 3491-5013, das 9h às 16h, ou pelo e-mail: cultura@tupa.sp.gov.br.

“A data de inscrição não será prorrogada e os interessados devem se atentar aos documentos. Pedimos para os candidatos tirarem qualquer dúvida sobre a inscrição, pois após o prazo, que se estende até as 23h59 de hoje, não serão mais aceitas as inscrições”, alertou.

Os selecionados para a corte carnavalesca participarão de ações do Tupã Folia, de 2 a 4 de fevereiro, sendo quatro noites e duas matinês. Os detalhes devem ser consultados no edital completo disponível para acesso no site da inscrição.

O prefeito Caio Aoqui ainda reforçou a importância que os representantes têm para o carnaval de rua, e ressaltou que o Tupã Folia será um grande sucesso como em todos os anos vem sendo.

“O Rei Momo e a Rainha do Carnaval, em todas as idades selecionadas, representam a alegria que é o Carnaval. Por isso, é muito importante que os candidatos estejam sempre entusiasmados e façam de suas performances as melhores possíveis, pois serão eles que contagiarão todas as famílias que anualmente frequentam as noites e matinês do Tupã Folia, umas das maiores festas de carnaval de toda a nossa região”, disse.