Educação - Sexta-feira, 01 de Dezembro de 2023

Solar recebe sábado, 2, a Jornada Estadual do Patrimônio Cultural

Sarau será desenvolvido no museu a partir das 9h, evento tem entrada franca

Solar recebe sábado, 2, a Jornada Estadual do Patrimônio Cultural

Tupã participará da Jornada do Patrimônio Cultural — 2023. Programada para ocorrer de 1 a 3 de dezembro em 40 cidades do estado, o evento gratuito convida a comunidade a explorar e valorizar as heranças históricas, compartilhar conhecimentos e fomenta a identidade das cidades.

As atividades propostas pela Jornada do Patrimônio permitem apresentar à população museus, sítios, edifícios de interesse histórico e cultural, entre outros, espalhados por São Paulo. Como parte da  agenda oficial, o Solar Luiz de Souza Leão (Rua Caingangs, 600)  receberá um sarau, no dia 2, a partir das 9h.

A atração explora elementos da cultura afro-brasileira, unindo dança, teatro, literatura (poesia), capoeira e música e será desenvolvida pelo ponto de cultura ONG UMONT de Tupã. Segundo o subsecretário de Cultura, Luis Carlos Sanches, a performance terá um clima descontraído e acolhedor.

“O objetivo é lançar olhares atentos ao patrimônio e às práticas culturais de regiões e de ícones que nem sempre estão no centro do debate. Queremos valorizar patrimônios materiais, imateriais e reverter os apagamentos da memória de diferentes grupos formadores da sociedade”, declarou ainda o subsecretário.

Nesta edição e Jornada acontecerá em Tupã e em 39 outros municípios:  Amparo, Araçatuba, Areias, Batatais, Bertioga, Brodowski, Caçapava, Campinas, Cananeia, Carapicuíba, Descalvado, Espírito Santo do Pinhal, Guaratinguetá, Itanhém, Itatiba, Iporanga, Jaú, Jundiaí, Lorena, Mauá, Mogi das Cruzes, Mogi Mirim, Piracicaba, Piraju, Registro, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Salto, Santana de Parnaíba, Santo André, São Carlos, São José do Rio Preto, São Luiz do Paraitinga, São Roque, São Sebastião, São Simão, Taubaté, Ubatuba, e na cidade de São Paulo.

Além de conscientizar sobre a importância da preservação de espaços de importância turístico-cultural, na Jornada do Patrimônio o público poderá participar de atividades educacionais, roteiros, oficinas, grafite, contação de histórias, circo, dança e performances.

Programa de Proteção do Patrimônio

Na quarta-feira (29), a lei nº 5.191, de novembro de 2023, foi sancionada no município instituindo o Programa Permanente de Proteção e Conservação do Patrimônio Imaterial do Município de Tupã.

De autoria do vereador Charles dos Passos, a lei defende conhecer, identificar, inventariar e registrar as expressões culturais da Cidade como bens do Patrimônio de Natureza Imaterial; apoiar e fomentar estes bens; apoiar e fomentar acervos documentais e etnográficos, de estudos e pesquisas relacionados ao tema; assim como prevê a possibilidade concessão de Título de Bem do Patrimônio de Natureza Imaterial da Estância Turística de Tupã, por meio de aprovação e lei específica.

O Solar Luiz de Souza Leão foi tombado em 1972 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT). O espaço reúne acervo de quase 750 peças, desde utensílios domésticos até roupas, móveis, documentos e fotografias do fundador do município.