.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Educação - Segunda-feira, 04 de Dezembro de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Fórum da Primeira Infância reúne segmentos para planejamento de ações

Metas devem ser concretizadas no decênio de 2024-2034; foco são as crianças até 5 anos


A primeira infância deve ser prioridade nas políticas públicas brasileiras. Para que ações concretas sejam implementadas para garantir os direitos de crianças de 0 a 5 anos, a Prefeitura de Tupã realizou dia 30 de novembro o Fórum Municipal Pela Primeira Infância (PMPI).

 

Na ocasião, o plano elaborado por meio de comitê intersetorial, visando planejar estratégias para esta fase considerada determinante para o desenvolvimento humano, foi apresentado aos profissionais envolvidos e à comunidade.

 

As metas locais estão pautadas em conceitos fundamentais já estabelecidos na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789; na Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988; e no Plano Nacional de Educação (PNE), para o decênio 2011–2020. 

 

Conforme a Supervisora da Rede Municipal de Educação, Simone Mateus, estes documentos permitiram nortear o trabalho que deve ser cumprido até 2034, mas que deve ser monitorado a cada dois anos. “Estamos pensando a curto, médio e longo prazo. A primeira infância é potencialmente nosso maior momento de construção cognitiva e das relações sociais, esta é a etapa definidora do perfil do indivíduo. Por isso, o PMPI é fundamental”.

 

A visão da criança como protagonista do próprio aprendizado é posta em prática de diversas formas na rede municipal. Com essa premissa, os alunos das escolas e creches-escola desenharam o que gostam ou não na cidade. Os desenhos deles ficaram expostos no Fórum, e algumas turmas ainda apresentaram números musicais na data.

 

Além disso, assim como o desenho da estudante Thaís Pereira dos Santos, 6 anos, já ilustrou o convite de divulgação deste primeiro Fórum, os desenhos das crianças serão usados na edição final do documento. 

 

“Nossos olhares estão voltados à proteção, ao cuidado e qualidade de vida da primeira infância. Promovendo a escuta ativa das crianças e suas necessidades, garantindo afeto, estímulos e muito aprendizado, através das vivências e experiências, sem deixar de abarcar todos os segmentos envolvidos. Devemos ter planos factíveis, ou seja, possíveis de serem realizados em nosso município. Queremos entregar um legado concreto, de bastante seriedade e equilíbrio”, declara o secretário de Educação, Cultura, e Esporte, professor Valdir Berti. 

 

O secretário agradeceu ao prefeito Caio Aoqui, e destacou o comprometimento dos diferentes agentes envolvidos, desde os representantes das secretarias municipais de Agricultura, Meio Ambiente, Planejamento e Infraestrutura, Educação, Desenvolvimento Social, Saúde, conselho tutelar, CMDCA, entidades sociais, e aos poderes legislativo e judiciário.

 

Representando a Câmara Municipal, a vereador e professora Cristina Vicente ressaltou que “dez anos passam muito rápido, e as nossas crianças precisam de leis que garantam todos os direitos, a alimentação, a cultura, saúde e educação. Esse fórum é muito importante, ao promover o debate entre todas as secretarias e a comunidade, para a gente conseguir fazer um plano efetivo, e com as possibilidades que temos em nosso município”.

 

Também compuseram a mesa principal o secretário de Agricultura, Anderson Luiz; a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Telma Tulim; e a supervisor de Ensino na Secretaria Estadual de Educação, Teresa Ignácio. A cerimônia foi conduzida por Rosana Lovato, chefe de setor pedagógico das creches-escolas, e Andréia Benício, chefe de Setor administrativo das creches-escolas.

234 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.