Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior - Quinta-feira, 02 de Junho de 2016

Eduardo Soluri destaca importância do uso adequado da tecnologia

Apesar da chuva persistente;* um grande público compareceu ao Tupã Tênis Clube nesta quarta-feira para a segunda noite de palestras do 16º Fórum de Debates para o Desenvolvimento de Tupã.

Apresentando o tema “Novas Tecnologias do Varejo”;* o palestrante Eduardo Soluri falou sobre a evolução da tecnologia e seu impacto no varejo e nas relações de consumo.

“Durante as palestras eu sempre defendo a importância do pensar de forma simples e que as pessoas devem ficar atentas para não deixar a tecnologia limitar sua criatividade. A tecnologia e a criatividade devem ser o alicerce;* o suporte para ajudar a concretizar aquilo que você pretende desenvolver”;* afirmou.

Com mais de 20 anos de experiência profissional na área de tecnologia;* trabalhando principalmente em pesquisa e desenvolvimento;* Soluri é sócio-diretor da NullPointer Tecnologia;* um Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento com foco nas áreas de computação de alto desempenho (HPC);* Big Data e desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis para clientes como TV Globo;* Vale;* Multiplan;* Exceda/Akamai;* dentre outras.

Também é um dos fundadores da Synapse Inova;* empresa com foco em investimentos de tecnologia para apoio e desenvolvimento de startups. Além de apresentar projetos desenvolvidos por suas empresas;* o palestrante também exibiu novidades e experiências no setor de vendas e consumo que estão sendo testadas ao redor do mundo.

“Boa parte do trabalho é estimular novos empreendedores a criarem negócios. Vivenciei a bolha de internet e depois criei minha própria empresa;* um laboratório-fábrica de software e interagi com diversos tipos de tecnologia diferentes até retornar para ambiente acadêmico. Hoje a gente desenvolve pesquisa;* de preferência pesquisa com aplicação pratica;* e principalmente investir em tecnologia em empresas que estão iniciando a operação. Hoje é muito fácil você criar negócio;* a tecnologia ajuda você potencializar;* você não pode ficar concentrado no negócio e esquecer tecnologia”;* aconselhou.

Para o palestrante a tecnologia pode não ser imprescindível;* mas é uma ferramenta que a cada dia ocupa e influencia cada vez mais os nosso hábitos;* sobretudo os de consumo. “O nosso desafio é usar essa tecnologia de forma a facilitar;* e não criar barreiras;* seja por custo ou por acesso. Uma coisa que eu sempre brinco é que há 20 anos atrás o universo de conhecimento de uma família era uma Enciclopédia Barça;* com 12 volumes. E hoje em dia você tem um Google e as crianças conseguem levar;* ou buscar o conteúdo que precisam;* seja por uma prova;* seja para vida;* ou seja para dia a dia”.

Com relação a aplicação da tecnologia para potencializar as relações de consumo;* Soluri é pragmático ao afirmar que a evolução tecnológica deve ser um potencializador da relação e diálogo com o cliente. “Acho que hoje temos que investir em varejo;* em experiência de compra. Mais primeiro devemos olhar o nosso cliente de forma única;* entender quais os canais que o meu negócio interage com ele e como usar a tecnologia para que isso seja da melhor forma. Meu conselho é sempre se manter4 simples;* começar simples;* errar o quanto antes;* para começar a concertar o quanto antes”..

O palestrante encerrou agradecendo a oportunidade de participar do 16º Fórum de Debates. “Eu gostaria de agradecer a oportunidade de estar aqui participando desse Fórum de Debates. Espero ter conseguido passar uma mensagem positiva para esse pessoal que está acompanhando e começando agora e para o pessoal novo do varejo;* mostrar que a tecnologia não é um bicho de sete cabeça. A tecnologia está aí para ajudar e com certeza vai cada vez mais ajudar a viabilizar o negócio seja o varejo físico tradicional ou online”.

Já o prefeito Manoel Gaspar;* comemorou o sucesso da segunda noite de palestras;* que recebeu grandes elogios do público. “Acredito que foi mais uma palestra bem sucedida dentro do modelo que nos propomos a fazer. Fico muito feliz porque é o último ano do meu governo e temos a oportunidade de estar trazendo essas inovações;* essas idéias modernas;* tecnológicas;* que existem no mundo atual. Hoje com a internet;* o mundo não fica mais distante;* hoje o mundo fica na nossa casa;* é no nosso bolso;* no nosso carro;* em qualquer lugar o mundo está presente com a gente”.

Gaspar também parabenizou a comissão organizadora;* que ao invés de recorrer à velha fórmula das palestras motivacionais;* buscou uma nova proposta;* trazendo palestrantes que efetivamente pudessem contribuir para o processo de mudança;* seja na vida empresarial ou pessoal.

“A motivação é temporária;* passageira. O que procuramos no Fórum de Debates deste ano é apresentar o público a necessidade e a coragem de estarmos em constante mudança para nos adequarmos melhor à realidade que vivemos e assim ter condições superar os desafios e as dificuldades que eventualmente venham a surgir”.

Gaspar finalizou novamente agradecendo a participação do público e o apoio dos patrocinadores;* que ajudaram a prefeitura a manter o nível de qualidade dos eventos anteriores;* mesmo reduzindo drasticamente os investimentos. “Graças ao empenho da equipe da prefeitura e o apoio que recebemos da iniciativa privada;* o Fórum de Debates está sendo um grande sucesso. Por isso agradeço aqui aos nossos patrocinadores;* à Caixa Econômica Federal;* Raízen;* Grupo Unipetro;* Delore;* Rede de Postos Vanuíre;* RDC Empreendimentos e Reserva Tupã; Beatrice;* Super Truck;* Bom Clima;* Alfa Imobiliária e Alfa Contabilidade e também o apoio da Câmara Municipal;* Tênis Clube e Unesp que nos ajudaram a fazer um evento de alto nível”.