Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior - Terça-feira, 26 de Setembro de 2017

Prefeitura irá manter agência regional do Ministério do Trabalho e Emprego

A sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico irá abrigar a partir do mês de outubro;* os serviços do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE);* que deverá funcionar no mesmo departamento do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Marcus Zanelato;* explica que houve uma determinação do MTE sobre o fechamento dos postos de atendimento;* por falta de recursos. “O ministério não vai mais custear as despesas que vinham ocorrendo dentro desses postos de serviço do Ministério Trabalho”;* conta.

Para tentar solucionar o problema;* o vereador Alexandre Scombatti;* encaminhou à prefeitura a indicação de número 671/2017;* pedindo que o executivo tomasse providências para evitar a medida;* que prejudicaria dezenas de trabalhadores.

“O prefeito Ricardo prontamente entendeu a necessidade e a importância do posto do MTE para o município e acabou sugerindo que nós o trouxéssemos para dentro do PAT;* que já temos estrutura no local”;* explicou Zanelato.

Dessa forma;* funcionarão no mesmo departamento o PAT e;* ao lado;* o Ministério do Trabalho;* que irá realizar o mesmo trabalho que vem sendo feito hoje em dia;* porém;* custeado pela prefeitura. “O objetivo é sempre pensar na população e escritórios de contabilidade que precisam do Ministério do Trabalho. Enquanto for possível mantermos estes trabalhos dentro da cidade;* nós iremos manter. Essa foi a determinação do prefeito Ricardo”;* finaliza o secretário.

MTE

O Ministério do Trabalho e Emprego é um órgão do Governo Federal;* responsável por regulamentar e fiscalizar todos os aspectos referentes às relações do trabalho o Brasil. Além da carteira de trabalho;* atende os empregadores e auxilia os trabalhadores;* informando-os sobre seus benefícios e também na emissão de registros profissionais. Oferece também serviços relativos à área previdenciária.

Em Tupã;* a agência é responsável pelo atendimento aos municípios de Arco-Íris;* Queiróz;* Herculândia;* Iacri;* Parapuã;* Quintana e Rinópolis.