Educação - Terça-feira, 23 de Novembro de 2021

Prefeitura inicia ações do Programa Tupã 2030 para alimentação saudável

Eixos do estudo para redução da obesidade infantil foram apresentados numa Oficina

Modificar hábitos alimentares, promover ambientes propícios à prática de atividades físicas, reduzir a obesidade e a má nutrição ainda na primeira infância são os primeiros desafios do Tupã 2030: Programa de Promoção Integral e Sustentável da Saúde e Bem-Estar da Criança e do Adolescente. E para que as ações sejam postas em prática, nesta segunda-feira (22), a prefeitura realizou a primeira Oficina presencial para capacitação de membros da comunidade tupãense.

De acordo com o secretário de Educação, professor Valdir Berti, um planejamento remoto foi feito por nove meses. “Nesta semana faremos encontros entre representantes das secretarias municipais, universidades e setores organizados da sociedade, que encabeçam o estudo, para debatermos qual Tupã queremos ter daqui a 10 anos”, explicou.

O encontro propôs estruturar os eixos do programa, que tem como principal objetivo monitorar a alimentação e a qualidade de vida das crianças. De acordo com a professora da Unesp de Marília, dra. Silvia Fernandes, a Oficina permitiu consolidar quais medidas traçadas pelo estudo feito na Suécia podem ser adaptados para Tupã. “Nossa contribuição é pensar a questão da dimensão socioambiental, ou seja, qual é a oferta de lazer, áreas verdes para as crianças na cidade, especialmente para a primeira infância, de 0 a 6 anos, nosso primeiro foco no projeto”, explicou.

Nesta semana, os pesquisadores da Unesp de Marília farão um workshop com servidores das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social para alimentar os dados de georreferenciamento, essenciais para que o aplicativo contenha os supermercados, feiras livres, hortas, praças e escolas presentes em cada bairro do município.

Este aplicativo de celular foi desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes); com suporte do Departamento de Computação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); da NK Sistema de informação em Saúde/Pompéia; do Centro de Ciência e Tecnologia em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (INTERSSAN/UNESP); e da Faculdade de Ciências e Engenharia da UNESP/Tupã.

GALERIA DE FOTOS DA OFICINA

“Agora vamos a campo para pensar Tupã a longo prazo. Com o tempo, os pais poderão utilizar esse aplicativo, e saberemos pelo georreferenciamento se alguma região da cidade tem mais casos de obesidade para incentivar a prática esportiva ou o consumo de frutas, legumes e verduras”, declarou o prefeito Caio Aoqui.

O prefeito ressaltou o desafio de ser o único município do país a replicar o estudo desenvolvido na Suécia. E agradeceu a dedicação dos servidores envolvidos na implantação do programa. “Mudando os hábitos, nós mudaremos a qualidade de vida das nossas crianças”.

O lançamento do programa ocorreu na EMEF João Geraldo Iori, e teve também a presença de Stephen Kunihiro, da Fundação NK Sistema de Informação em Saúde; da secretária de Assistência Social, Patrícia Fernandes; do Secretário de Esporte, Marco Pinheiro; e do vice-prefeito Renan Pontelli.

“Essa projeção de município para 2030 é muito importante, porque ter Tupã como uma cidade piloto para prevenção de casos de obesidade e de má nutrição é motivo de muito orgulho. Com o retorno à normalidade, podemos pensar em estratégias de mudança da cultura alimentar e da infraestrutura do município”, declarou o vice-prefeito.

Demostrando o apoio do poder legislativo, o presidente da Câmara, Eduardo Shigueru, afirmou ser essencial que os diversos setores trabalharem de maneira conjunta. “Nesses 10 anos de estudo poderemos ser o modelo de município que queremos para nossas crianças. Convido os pais a conhecerem essa iniciativa e a participarem dessa ação”.