.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Educação, Cultura e Esportes - Segunda-feira, 13 de Junho de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Tupã realiza campanha contra a dengue com os 4 mil alunos da rede municipal

Objetivo é levar hábitos de combate ao mosquito até as famílias e as comunidades


Com quatro mil crianças matriculadas na rede municipal, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, intensificou o trabalho de conscientização para combate ao aedes aegypti a fim de formar cidadãos responsáveis e ampliar a comunicação com os adultos.

 

“Nossa expectativa é fomentar um futuro livre dos riscos da dengue, zika e chikungunya. Para isso, todas as escolas estão mobilizadas e trabalhando o combate endêmico sob a perspectiva da cidadania. As unidades tiveram autonomia plena no desenvolvimento de atividades pedagógicas, com didática adequada ao público atendido”, explica o secretário de Educação, professor Valdir Berti.

 

O lúdico foi bastante trabalhado nas CMEIs, pois, recebem crianças de 0 a 3 anos, criando bonecos do mosquito vetor com garrafas PET e EVA. As creches realizaram brincadeiras pelo pátio fomentando a eliminação de água parada, a identificação de ambientes propícios à proliferação do inseto, os cuidados que uma criança infectada deve receber, e apresentaram maquetes com as fases de evolução da larva até o mosquito adulto. 

 

As unidades de Ensino Fundamental lidam com crianças de 4 a 12 anos, por isso puderam estender o conhecimento promovido com os estudantes ao ambiente extramuros. Conforme a diretora da EMEIEF Nossa Senhora de Fátima, Carla Ortega Brandão, a iniciativa objetivou tornar as crianças agentes mirins de endemias para os cuidados que devem ser tomados em casa e na vizinhança.

 

“Os funcionários fizeram o checklist com as crianças, e não os professores, porque são eles que cuidam disso semanalmente e têm muita propriedade pra falar. Essa situação tem embutida a função social, porque aquilo que a gente aprende na escola serve para nossa vida”.

 

Algumas escolas já realizaram marchas pelos arredores dos prédios e conversaram com os vizinhos sobre os riscos do aedes aegypti. Além disso, os pais participaram da “lição de casa” e conheceram mais deste trabalho que é rotina nas escolas. Vale destacar que a intensificação das ações ocorreu nas Escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Creches, da cidade, dos distritos e também nos Núcleos de Ensino Integral (NUTI).

 

Conforme a coordenadora do NUTI Izilda de Freitas Alves e Jardim Unesp, Glaucia Lopes Ribeiro, os alunos também recolheram objetos dispensados em locais inadequados e pesquisaram sobre o tema nos laboratórios de informática. “Os alunos confeccionaram cartazes, viseiras, saíram ao entorno dos NUTIS, e conversaram com a população local sobre a importância do papel de cada cidadão”.

 

A mudança nos hábitos para prevenção aos criadouros do mosquito-da-dengue precisa ocorrer desde a infância, mas para que o ambiente seja saudável para o desenvolvimento das crianças é essencial engajar as famílias e os membros da comunidade. 

 

O prefeito Caio Aoqui ressaltou que a implantação do Plano de Municipal de Combate e Prevenção ao Aedes Aegypti, com a adesão da Campanha de Tolerância Zero Contra a Dengue pelas escolas, permitiu ao município atingir resultados positivos.

 

“Quero parabenizar os profissionais da educação e os estudantes pelo empenho e dedicação para eliminação deste mosquito, que tem nos causado tanta preocupação. Sem a colaboração da comunidade, o poder público conquista mudanças menos duradouras do que as alcançadas pelas escolas. Gratidão também às famílias, que entenderam a necessidade de mudança de hábitos para, daqui pra frente, termos uma cidade mais limpa e segura”.

425 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.