Educação - Terça-feira, 14 de Junho de 2022

Rede Protetiva celebra 6 anos com palestra de promotor de Bauru

Membros da Rede refletiram sobre projetos sociais, voluntariado e trabalho integrado

Rede Protetiva celebra 6 anos com palestra de promotor de Bauru

Celebrando seis anos de atuação, a Rede Protetiva de Tupã ofereceu a palestra “Projetos Sociais, Voluntariado e Trabalho em Rede”, com o promotor de justiça de Bauru, dr. Enilson David Komono, para promover a atuação conjunta dos equipamentos em prol da população em situação de vulnerabilidade.

Representando os parceiros da Rede Protetiva, o secretário de Educação, Cultura e Esportes, professor Valdir Berti, declarou que a palestra teve como foco ressaltar o empenho dos voluntários que atuam com altruísmo, e cuidam de crianças e adolescentes vulneráveis.

“A Rede existe por conta de cada uma das pessoas que insistem e persistem neste trabalho sem benefício próprio. Para coroar nosso aniversário de seis anos, tivemos a grata satisfação de receber essa personalidade destaque no estado de São Paulo, que trouxe um alento e engrandece tudo aquilo que nós acreditamos”.

O promotor de justiça de Bauru, dr. Enilson Komono, participa de diversos projetos sociais para mobilização de pessoas, doações de cestas básicas, e sempre a favor da coletividade. Entre eles o Coronavida, que deu a oportunidade para idosos isolados na pandemia de contribuírem pela saúde de inúmeras pessoas.

“Conseguimos reunir em 24 horas de formulário on-line no ar, 500 costureiras voluntárias, e atendemos 19 municípios. Se você transforma seu programa social em projeto de vida, ele não vai morrer. Você passa a respirar aquilo, e seu exemplo cativa as pessoas”, o promotor também ressalta que o sucesso do voluntariado está em atender a necessidade da instituição. “Muitas vezes as pessoas querem contribuir com algo, mas aquela não é a demanda da instituição. Se você procurar suprir uma falta, tanto você quanto quem está ajudando sairão realizados”.

A Rede Protetiva nasceu de uma articulação entre a Educação e os demais setores e equipamentos da sociedade. Com apoio do CRAS, SUAS, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Secretaria de Saúde, Conselho Tutelar, polícia Civil, Polícia Militar, Promotoria de Justiça, e de outros parceiros, os voluntários encontram soluções para minimizar vulnerabilidades sociais.

Conforme a supervisora de Ensino, Teresa Ignácio, os encontros mensais permitem perceber as potencialidades e fragilidades de cada entidade. “Trouxemos para palestrar um ícone do trabalho em rede. Porque quando a gente trabalha a prevenção, evitamos futuras situações difíceis, a gente constrói de fato um município mais cidadão, com mais oportunidades. Foi uma palestra maravilhosa, que tocou e deu esperança para todos aqui”.

A vinda do palestrante foi mediada pelo diretor da NK de Pompéia, Stephen Kunihiro, que no evento comemorativo realizado nesta segunda-feira (13) também anunciou seu ingresso na Rede. “Diferente de muitos municípios, vejo em Tupã uma intenção e um propósito nos atores da Rede Protetiva, e foi também o que motivou a vinda do dr. Enilson. Eu já queria fazer parte deste movimento, e quando me convidaram, não pude recusar”.

Representando o prefeito Caio Aoqui, e o poder legislativo, o presidente da câmara Eduardo Edamitsu – Shigueru parabenizou o palestrante e os participantes pelo evento. “A câmara vem apoiando a Rede, um excelente trabalho, que não deixou de realizar as reuniões mesmo durante a pandemia, pois são ações preventivas e imediatas para crianças e adolescentes".