Educação, Cultura e Esportes - Terça-feira, 05 de Julho de 2022

Prefeitura organiza homenagem aos ex-combatentes da Revolução Constitucionalista

Cerimônia será realizada na véspera da data oficial, para atrair um maior número de público

A prefeitura da Estância Turística de Tupã, por meio da Subsecretaria Municipal de Cultura, e a 2ª Companhia da Polícia Militar, realiza nesta sexta-feira (8), às 20h, uma homenagem aos ex-combatentes da Revolução Constitucionalista de 1932. A cerimônia acontece na Praça 9 de Julho, localizada na Vila Vargas.

Policiais militares, civis, rodoviários, Corpo de Bombeiros e jovens do Tiro de Guerra participam do evento, que também terá a presença das autoridades do legislativo e executivo, e da Orquestra Municipal.

Ao contrário dos anos anteriores, a homenagem não será realizada na data da deflagração da Revolução Constitucionalista de 1932, comemorada em 9 julho. De acordo com o subsecretário de cultura de Tupã, Luís Carlos dos Passos Sanches, o evento ocorre na véspera para atrair a população.

"Geralmente, a homenagem acontecia no dia 9 de julho. Mas em uma reunião com a polícia, acharam interessante realizar no dia 8, no período noturno, pois já aconteceu uma vez e o número de público foi maior. A população sai do serviço, dá tempo de chegar em casa e prestigiar esse evento".

O dia 9 de julho é feriado em todo território do Estado de São Paulo, conforme determina a Lei nº 9.497, de 5 de março de 1997. Nesta data, comemora-se o Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista, movimento contra a ditadura do ex-presidente Getúlio Vargas, realizado em 1932 pelos paulistas.