Educação, Cultura e Esportes - Segunda-feira, 11 de Julho de 2022

Cerimônia da Revolução Constitucionalista de 1932 atrai população e homenageia policiais

Evento realizado na sexta-feira (8), também contou com a participação da Orquestra Municipal.

Depois de dois anos sem as celebrações em homenagem aos ex-combatentes da Revolução Constitucionalista de 1932, devido à pandemia da Covid-19, a Prefeitura da Estância Turística de Tupã, por meio da Subsecretaria de Cultura, e a 2ª Companhia da Polícia Militar voltaram a realizar o evento na última sexta-feira (8). A cerimônia ocorreu na praça 9 de Julho, localizada na Vila Vargas, e contou com homenagem aos policiais do município.

Ao contrário das edições anteriores, a celebração foi realizada na véspera da data oficial e no período noturno. De acordo com o subsecretário de Cultura, Luís Carlos dos Passos Sanches, a decisão de alterar o horário e dia do evento tiveram o intuito de aumentar a presença da população.

"Foi uma ideia do Capitão Vander (realizar a festividade na véspera) e agradecemos essa mudança, pois deu certo. Anos atrás, em outra edição, também foi realizado no dia que antecede a data oficial e a população gostou, e compareceu em grande número. Dessa vez, a situação se repete e vemos a pracinha cheia nesta cerimônia que já é uma tradição na nossa cidade", destacou o subsecretário.

A praça 9 de Julho é um local muito conhecido pela população. Seu monumento já foi cenário de fotos, inclusive de casamentos. Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Eduardo Shigueru, o Poder Público deve sempre que possível realizar essa celebração tão relevante para o estado paulista.

"É muito importante manter as nossas tradições, uma vez que a Revolução Constitucionalista de 1932 foi um marco no estado de São Paulo. Gostaria de parabenizar toda a população, aos policiais militares, Tiro de Guerra, e também ao nosso prefeito Caio Aoqui e vice Renan Pontelli", disse o parlamentar.

Homenagem

Durante a cerimônia, alguns policiais foram condecorados com a Láurea do Mérito Pessoal, uma medalha fruto do reconhecimento da Instituição em função da qualidade da prestação do serviço do policial militar.

Segundo o capitão da 2ª Companhia da Polícia Militar, André Vander, as láureas estão dispostas do 1º ao 5º grau e os policiais homenageados se destacaram positivamente, por isso, recebem essa condecoração.

"Nós, militares, somos todos soldados no desenvolver e no decorrer do trabalho de policiamento nas ruas da cidade. E ver a presença da comunidade nesta noite é mais uma prova do reconhecimento da sociedade para com o nosso trabalho", afirmou o capitão.