Saúde - Terça-feira, 09 de Maio de 2023

Unidade de hidratação para dengue realiza mais de 1.320 atendimentos médicos em abril

Local apresenta balanço mensal, onde 850 pessoas receberam soro e/ou medicação

A unidade de hidratação, porta de entrada exclusiva para indivíduos com sintomas ou diagnóstico positivo de dengue criada pela Secretaria de Saúde para suprir a demanda de casos da doença, apresentou balanço de atendimentos no mês de abril.

O espaço funciona na UBS Dr. Edmundo Vieira Prado (Av. Tancredo Neves, s/n - Vila Formosa), assegurando atendimento médico, hemogramas e soroterapia (reposição de vitaminas, minerais, e aminoácidos diretamente na veia) para os pacientes que necessitarem. Sendo:

• 1322 atendimentos médicos;
  • 1424 atendimentos de enfermagem;
  • 436 notificações;
  • 1017 coletas de exames laboratoriais e;
  • 850 pacientes medicados/hidratados.

A diretora de departamento de Atenção Básica, Simone Veronez Bauer, destaca que além de receber pacientes de segunda a sexta-feira, das 17h às 21h30, encerrando expediente às 22h, no dia 1º de abril, a unidade passou a funcionar também aos sábados, domingos e feriados.

“O levantamento realizado contabiliza os plantões de 7 a 9 de abril (da Sexta-feira Santa ao Domingo de Páscoa), e do feriado da Inconfidência Mineira, 21 de abril, que este ano caiu numa sexta. Nestes dias, as equipes trabalharam das 8h às 12h30, fechando às 13h”, lembra.

As “Notificações” correspondem às entradas espontâneas, ou seja, pacientes que não foram encaminhadas pelas demais UBS ou USF, que também realizam registro de todo caso suspeito e/ou confirmado para ser contabilizado pelo Departamento de Vigilância em Saúde.

Além de evitar a sobrecarga dos sistemas de saúde, que tradicionalmente atendem após às 17h, a população conta ainda com a ampliação do horário da farmácia da unidade, e com a oferta de exames no Laboratório Municipal, a fim de acompanhar os níveis de plaquetas do indivíduo.

Conforme o secretário de saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, o espaço segue funcionando normalmente neste mês. “Essa unidade realiza um trabalho fundamental de apoio ao Pronto Socorro da Santa Casa e à UPA. Com tratamento eficaz e mais rápido para pacientes com dengue”.