Saúde - Segunda-feira, 05 de Junho de 2023

Representantes de Tupã participam da 9ª Conferência Estadual de Saúde

Próxima etapa da Conferência será realizada em âmbito federal

Representantes da Saúde e da sociedade civil participaram da 9ª Conferência Estadual de Saúde, realizada na última terça-feira (30/05) em Campinas. A Conferência teve como objetivo abrir diálogo e expor propostas para que as pessoas que utilizam os sistemas de saúde locais contribuam na elaboração do Plano Estadual de Saúde de São Paulo.

Como representante de trabalhadores da saúde pública, o psicólogo Evaldo Ferreira da Silva esteve presente na Conferência, ao lado de Teresa Vicente, representando associações de bairros de Tupã.

O secretário municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, explicou que o evento reúne as três esferas em diferentes momentos, reunindo profissionais para discutirem sobre a saúde pública.

“No início desse ano tivemos a etapa municipal da Conferência, onde reunimos em Tupã diversos profissionais da área da saúde. Agora, representantes do nosso município estiveram na Conferência em esfera estadual e foi muito interessante, pois acompanharam todo o planejamento e projetos que podem ajudar as questões da saúde pública”, ressaltou.

Segundo informações, a próxima etapa da Conferência, que será realizada em âmbito federal, terá representantes da regional de Tupã.

A conferência estabeleceu um paralelo entre os eixos temáticos da 17ª Conferência Nacional de Saúde e temas correspondentes propostos pela Comissão Organizadora da 9ª Conferência Estadual de Saúde de São Paulo. A intenção foi estimular os diálogos, desenvolver os debates e o aprofundamento de questões delicadas e urgentes e em relação ao Sistema Único de Saúde no Estado de São Paulo. Foram abordados os seguintes tópicos, em quatro eixos:

Eixo I - “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”: sugere uma reflexão sobre o que sociedade e governo precisam para alcançar a qualidade de vida para nossa Nação.

Eixo II - “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”: propõe uma análise da participação social como mecanismo de fortalecimento da cidadania e como essa participação pode contribuir para aproximar a sociedade do Estado.

Eixo III - “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”: promove um debate sobre a defesa de um Sistema Único de Saúde universal, 100% público, com equidade no acesso às ações e serviços de saúde, integralidade do cuidado e financiamento adequado e suficiente.

Eixo IV - “Amanhã será outro dia para todos, todas e todes”: dá a oportunidade para debater a gestão do trabalho como eixo organizacional no processo de modernização do SUS e as contribuições que a produção de conhecimentos técnicos e científicos, ajustada às necessidades e consequências socioeconômicas e culturais, trará para a gestão das políticas públicas do País.