Saúde - Sexta-feira, 16 de Junho de 2023

Unidade de hidratação para dengue passa a funcionar de segunda a sexta

Saúde registra queda de quase 50% na procura pelos serviços entre abril e maio

Unidade de hidratação para dengue passa a funcionar de segunda a sexta

Com a redução de 46% na procura por atendimentos durante os fins de semana e feriados na Unidade de Hidratação/ Dengue, a Prefeitura de Tupã informa que o espaço passa a ficar aberto apenas de segunda a sexta-feira, com entrada das 17h às 21h30, e encerramento do expediente às 22h.

A mudança anunciada pela Secretaria de Saúde resulta do comparativo feito entre os meses completos de abril e maio, que avaliou também a demanda registrada de pacientes suspeitos e confirmados de dengue, apenas aos sábados e domingos na UBS da Vila Formosa:

TODOS OS DIAS DO MÊS

- 28%

Notificações

- 17%

Conforme a diretora de Departamento de Atenção Básica, Simone Veronez Bauer, “a procura da população por atendimentos médicos foi 27% menor no mês de maio, se compararmos com abril. Os fins de semana apresentaram uma redução ainda mais significativa, com queda de 46%.  Houve apenas um discreto aumento no número de pacientes notificados”.

O secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, destaca que a manutenção dos atendimentos médicos, a oferta de hemogramas e soroterapia (reposição de vitaminas, minerais, e aminoácidos diretamente na veia), e o funcionamento da farmácia da unidade ficarão disponíveis enquanto houver necessidade.

“Se você apresentar algum sintoma característico de dengue, de segunda a sexta-feira, procure a unidade de saúde de referência para passar por uma avaliação clínica, e vá a UBS da Vila Formosa, caso a emergência seja noturna. Mas, se precisar de atendimento no fim de semana ou feriado, a UPA volta a ser a principal porta de entrada. Vamos continuar analisando a situação da endemia em nosso município, sempre pensando na continuidade e garantia de serviços de saúde de qualidade”, finaliza.