Saúde - Quarta-feira, 28 de Junho de 2023

Prefeitura amplia números para castrações de gatas e cadelas

Serão distribuídas 200 guias mensalmente para a operação dos animais

Prefeitura amplia números para castrações de gatas e cadelas

Na tarde desta terça-feira (27) o prefeito Caio Aoqui, durante coletiva de imprensa, informou que a partir do dia 06/07 a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, abrirá o período de inscrições para cirurgia de castração de cadelas e gatas em Tupã.

A Saúde ainda informa que serão distribuídas mensalmente 200 guias para castração, sendo 100 para gatas e 100 guias para a operação de cadelas. A distribuição de senhas será realizada na sede da secretaria de Saúde, localizada na rua Paiaquás, 370, na sala do setor de Zoonoses, das 7h às 9h.

Vale destacar que será permitida a castração de apenas 1 fêmea por residência, para que a ação possa ser ampliada para mais residências do município. Os tutores dos animais deverão levar xerox do RG e do comprovante de residência para realizarem as inscrições junto a Secretaria de Saúde.

O prefeito Caio Aoqui reforçou que os serviços de castração da Prefeitura são muito importantes para o controle da quantidade de animais domésticos, e até mesmo para evitar o abandono desses animais.

“Assim como em todos os demais setores do poder público, desde o início da nossa Administração, buscamos oferecer o melhor serviço para a população de Tupã. Por isso, ampliamos ainda mais o número de castrações de gatas e cadelas, visto que esse serviço requer grande demanda todos os anos. De 300 guias para castração de cadelas e 600 para gatas ao ano, subimos para mil castrações disponíveis”, informou.

O titular da Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, ainda destacou que todo o procedimento será realizado em clínicas particulares, e que os tutores serão orientados a todo instante pelas equipes do CCZ.

“Ao contrário da castração de gatos e cachorros machos, que é realizada por demanda livre pela Prefeitura durante o ano todo, a castração de fêmeas requer licitação para que seja realizada em clínica particular. Reforçamos ainda que as fêmeas podem ser operadas após os seis meses de idade completos. Para a castração de gatas e cadelas é preciso esperar de 30 a 40 dias do nascimento dos filhotes para operar”, indicou.

Em caso de dúvidas, a população interessada pode ligar para o Centro de Controle de Zoonoses no (14) 3404-2202.

Castração de animais machos

A castração de machos, tanto gatos como cachorros, esta sendo feita pela Prefeitura no Centro de Zoonoses pelo veterinário Paulo Henrique Pavão por demanda livre, ou seja, não há cotas, e são realizados semanalmente, os agendamentos podem ser feitos na Secretaria de saúde de segunda à sexta-feira das 8h às 17h.