Saúde - Quarta-feira, 05 de Julho de 2023

Mais de 77 mil visitas foram realizadas no combate ao Aedes

Agentes eliminaram mais de 5 mil criadouros de dengue em 6 meses

Mais de 77 mil visitas foram realizadas no combate ao Aedes

A Prefeitura, por meio do Departamento de Entomologia e Endemias divulga nesta terça-feira (4) balanço contendo os dados referentes às atividades dos 6 primeiros meses de 2023. Entre os destaques estão visitas, nebulizações (com produtos químicos e biológicos), eliminações de criadouros, palestras e orientações; abrangendo imóveis residenciais, comerciais e industriais.

Ao longo do primeiro semestre, foram desenvolvidas duas Análises de Densidade Larvária (ADLs). Na ADL de janeiro, o índice apontou uma infestação de 7,3 — risco alto de transmissão de arboviroses (dengue, zika e chikungunya). Já na ADL de abril, o índice caiu consideravelmente, ficando em 1,9 — estado de alerta para transmissão de arboviroses.

Para o combate ao mosquito em sua fase larvária, o Departamento realizou 77.503 visitas, nas quais foram encontrados e eliminados 2.878 focos do Aedes aegypti. Além da eliminação dos focos, 5.128 criadouros receberam a aplicação de tratamento com larvicida biológico. Ao longo das visitas, os agentes também realizam orientações aos moradores, possibilitando que o munícipe colabore ainda mais no combate à dengue.

Já para a eliminação do mosquito adulto, o departamento nebulizou 7.388 imóveis com o produto químico Cielo, que sofreu com desabastecimento durante os períodos de mais altas transmissões. Para manter o combate aos mosquitos já adultos mesmo durante o desabastecimento do Cielo, o Município investiu na nebulização noturna de 18.059 imóveis com o produto botânico Riptide (a base de crisântemo), como medida alternativa.

Para secretário municipal de Saúde, Dr. Miguel Ângelo de Marchi, mesmo em meio às dificuldades impostas pelo clima e o desabastecimento do inseticida, os trabalhos tinham que ser mantidos e a dengue combatida.

“Entre o final do ano passado e o mês de março, sofremos com o desabastecimento do inseticida Cielo, dificultando o combate ao mosquito já adulto. Também enfrentamos um alto índice de chuvas ao longo dos primeiros meses do ano, reduzindo os trabalhos e dificultando o combate ao mosquito tanto em sua fase adulta, quanto em sua fase larvária. Com estas dificuldades, os casos aumentaram em um curto intervalo de tempo. Em meio a esta situação buscamos alternativas para manter os trabalhos e, com a intensificação dos trabalhos os casos foram reduzindo semana a semana”, ressaltou.

Já para o prefeito Caio Aoqui, a saúde é prioridade quando o assunto é bem-estar da população. Ele destacou que se mobilizou junto ao titular da Pasta para encontrar meios de intensificar os trabalhos. O chefe do Executivo ressaltou que o combate realizado com planejamento e com a colaboração da população é fundamental para manter os índices de transmissão da dengue baixos e evitar que novas doenças avancem em Tupã.

“Tupã tem um histórico triste de altos índices de infestação da dengue. Quando vimos a situação, prontamente buscamos meios de dar continuidade e intensificar os trabalhos. Com planejamento e a colaboração da população, pudemos reduzir os casos e cuidar da saúde de nossos munícipes”, concluiu.