Saúde - Quarta-feira, 05 de Julho de 2023

Mutirão atenderá pacientes que aguardam cirurgia de catarata

Há pessoas que estão na fila de espera do SUS há mais de três anos

Mutirão atenderá pacientes que aguardam cirurgia de catarata

O mutirão de cirurgia de catarata lançado nesta segunda-feira, dia 3, pelo prefeito Caio Aoqui beneficiará dezenas de pacientes que estão na fila de espera há pelo menos três anos.

Os procedimentos vão ser realizados na Santa Casa de Misericórdia ao custo de R$ 75 mil, mais uma contrapartida da prefeitura. O valor foi viabilizado por emenda destinada pelo vereador Antonio Brito e deverá atender mais de 70 pacientes. “Já estou anunciando a reserva de mais uma emenda de R$ 112 mil, que deverá beneficiar, em 2024, mais de 110 pacientes da fila de espera”, garantiu Brito.

Alguns pacientes aguardam pela cirurgia desde antes do início da pandemia. Há quem tenha feito ao menos em um dos olhos, enquanto outros anseiam pelo procedimento completo para restabelecer a visão em definitivo.

O secretário de Saúde, dr. Miguel de Marchi afirmou que essa demanda de 292 pessoas na fila de espera surgiu a partir do momento em que a prefeitura zerou as consultas oftalmológicas. “De setembro de 2022 a junho desse ano, fizemos 212 cirurgias de catarata, mas na medida em que conseguimos eliminar todas as consultas, surgiram outros pacientes com o mesmo problema e, agora, precisamos fazer uma triagem para ver os casos prioritários para encaixarmos neste mutirão”.

Os pacientes nestas condições devem procurar o setor de agendamento da Secretaria Municipal de Saúde para verificação de urgência e prioridade. “Por exemplo, o paciente que já está com os dois olhos acometidos pela catarata terá prioridade sobre aquele que ainda enxerga melhor com um dos olhos”, exemplificou dr. Miguel. Acredita-se, que dentro de duas a três semanas, as cirurgias comecem ser realizadas.

Depoimentos

Cleusa Jacinto, 73 anos, ainda trabalha como cozinheira e relatou a dificuldade que encontra para fazer qualquer tipo de tarefa. “Além disso, não tenho como pagar pela cirurgia e esta é a oportunidade que eu esperava, por isso, sou grata pelo empenho de todos”, disse esperançosa pela oportunidade de normalizar sua visão.

Já Aparecida Hishoda estava representando o marido que precisa da cirurgia e observou a sensibilidade do vereador Brito, do prefeito Caio Aoqui e do pessoal da Secretaria de Saúde que se mobilizou para agilizar os procedimentos. “Meu marido está na fila há mais de três anos”.

“Eu quero enxergar melhor”, afirmou Eliana Mayume, quando lhe foi perguntado sobre sua expectativa a respeito do mutirão. “Gratidão”, ao vislumbrar a possibilidade de restabelecer por completo a sua visão.

Catarata

De acordo com a Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Retrativa, a catarata é uma doença multifatorial e pode ser congênita ou adquirida. A causa mais comum da catarata é o envelhecimento do cristalino que ocorre pela idade, denominada de catarata senil. Porém, também poderá estar associada a alterações metabólicas que ocorrem em certas doenças sistêmicas, (ex. Diabetes Mellitus), oculares (ex. uveíte), secundária ao uso de certos medicamentos (ex. corticóides) ou a trauma ocular (contuso, perfurante, ou queimaduras químicas graves), entre outras.

O prefeito Caio Aoqui lembrou que é preciso pontuar as competências do município, do Estado e da União, no que diz respeito ao atendimento da população na área da saúde, contudo reconhece que o SUS não consegue atender a demanda e, somente mediante parcerias como esta, entre a prefeitura e a Santa Casa vai possibilitar com que o município resolva a demora desses procedimentos para dezenas de pacientes que aguardam pela cirurgia.

A responsabilidade do município é com a atenção básica — que incluem os postos de saúde, as unidades básicas e a UPA. Esses procedimentos de cirurgias de catarata são da função do Estado e da União, por meio do SUS, mas a gente reconhece que a demanda é grande e cada um ajuda um pouco e ameniza essa situação. O vereador Brito propôs a emenda, a prefeitura entra com mais uma parte e será suficiente para atender mais de 70 pessoas”, exemplificou o chefe do Executivo tupãense.