Saúde - Quarta-feira, 12 de Julho de 2023

Parnaso terá vacinação antirrábica no sábado; zona rural pode agendar dose

Tutores devem ficar atentos ao intervalo de 12 meses para reforço da imunização

Parnaso terá vacinação antirrábica no sábado; zona rural pode agendar dose

Neste sábado (15), a prefeitura realizará vacinação antirrábica em Parnaso, distrito de Tupã. O atendimento será das 13h às 17h, na praça ao lado da USF Catharina Gratton Ribeiro – Avenida Aristides Dinamarco, 451.

A dose contra a raiva deve ser aplicada uma vez por ano em cães e gatos a partir dos três meses. Caso o tutor possua uma carteirinha de vacinação do pet, ela deve ser apresentada para a equipe de vacinadores registrarem a nova imunização.

“Aqueles que ainda não tem o documento, poderão ganhar uma na hora. A carteirinha é importante para verificação do intervalo de 12 meses entre uma dose e a outra”, explica a diretora de Departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha.

A Secretaria de Saúde informa ainda que os moradores da zona rural que tenham cães e gatos podem agendar pelo telefone (14) 3404-2202 a aplicação da dose em domicílio.

Segundo o Secretário de Saúde, dr. Miguel Angelo de Marchi, embora a raiva esteja controlada entre as espécies domésticas, a vacinação anual deve ser mantida. “Além de obrigatória por lei, a imunização garante a manutenção da saúde dos cães e gatos, e por consequência da população humana. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo distribui as doses para realização da campanha permanentemente e ao longo de todo o ano”.

Além disso, o serviço é realizado pela Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que mantém um ponto fixo de vacinação antirrábica ao lado do Centro de Saúde — dr. Walter Pimentel (avenida Tapuias, no antigo Parque Infantil). Agentes de zoonoses atendem no local de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.