Saúde - Segunda-feira, 31 de Julho de 2023

Pacientes do “Antônio Pereira Gaspar” vão retirar medicamento na USF Miroca B

Reivindicação foi aprovada pela Câmara, a pedido da vereadora Claudinha do Povo

A partir de agora, os cerca de 4 mil moradores da CDHU “Antônio Pereira Gaspar”, cadastrados na Unidade Saúde da Família (USF) “Mirian Rosely Benito Pimentel” – Miroca B poderão retirar medicamentos de uso contínuo no local.

A medida atende reivindicação aprovada pela Câmara de Tupã, através de indicação da vereadora Cláudia Aparecida da Silva, a “Claudinha do Povo”, em 23 de fevereiro de 2023.

Para autorizar a medida, o prefeito Caio Aoqui e o secretário de Saúde, Dr. Miguel Ângelo de Marchi consideraram a justificativa apresentada pela parlamentar.

“A USF Miroca B é a mais distante da Farmácia Municipal e a região é a que atende uma população mais idosa, que encontrava dificuldades para retirar seus medicamentos prescritos pelo médico. Alguns pacientes até perdiam a validade do documento e ficavam sem fazer o tratamento adequado, por isso, reivindicamos esse benefício à população e, felizmente hoje, está sendo colocada em prática essa ideia”, comentou Claudinha do Povo.

A partir de agora, após atendimento médico, o paciente recebe a receita e já a deixa na unidade. Um funcionário busca os remédios na Farmácia Central da prefeitura e os leva para a USF. Ao paciente cabe apenas comparecer ao posto para retirá-los.

Testemunhos

Edilson dos Santos é portador de baixa visão e se deslocava até o centro da cidade em busca dos remédios que sua sogra, esposa e filha menor de idade precisam tomar. De acordo com ele, a distância que percorria para ir e retornar até a CDHU o colocava em risco de acidente. “Sim, mas agora é só deixar a receita na USF e depois voltar para buscar os remédios. Vai facilitar bastante para nós”, disse.

Já dona Cleusa da Silva, 74 anos, toma medicamentos para pressão, diabetes e problemas cardíacos e também precisava ir de ônibus ou caminhar longas distâncias para buscá-los. Ao saber da nova dinâmica de entrega dos remédios, expressou: “oh glória, graças a Deus!”.

O prefeito Caio Aoqui fez questão de comparecer à USF do Antônio Pereira Gaspar, disse que a medida só foi implementada quando constatadas as seguintes situações, “a questão da distância, por conta de que o bairro é um dos mais longes das farmácias da prefeitura; a quantidade de pacientes idosos e, também pacientes com alguma dificuldade de mobilidade por apresentar alguma deficiência física, de visão ou até mesmo por conta do problema de saúde que enfrenta. Enfim, a Claudinha que já trabalhou nesta unidade, ponderou sobre a situação e nós encontramos com o Dr. Miguel uma proposta que atende perfeitamente as necessidades desses pacientes”, concluiu.