Saúde - Quinta-feira, 03 de Agosto de 2023

Saúde realizará ações em alusão ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária

Equipes da Saúde realizarão palestras e ações informativas para a população

Saúde realizará ações em alusão ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária

Para celebrar o Dia Nacional da Vigilância Sanitária (5/08), a secretaria municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, realizará ações nos dias 7, 8, 9, 10 e 12/08, que reforçam a importância do setor.

Na próxima segunda-feira (7) a nutricionista Aline Mirella Fernandes ministrará palestra sobre rotulagens, fracionamento e armazenamento. A palestra será fechada para as pessoas que realizaram suas inscrições junto ao setor de Vigilância Sanitária até a última sexta-feira (28/07).

Já nos dias 8, 9 e 10 as equipes da Vigilância realizarão trabalhos educativos junto às Escolas Municipais sobre “Importância dos produtos dentro da validade e higiene das mãos”.

E para finalizar as ações de conscientização, a Secretaria de Saúde fará o “Pit Stop da Vigilância Sanitária”, com panfletagens informativas. A ação acontecerá no próximo sábado (12) na Avenida Tamoios, em frente ao Banco Santander.

A chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha, ressaltou que as ações têm como principal objetivo informar a população em suas diversas esferas e, pensando nisso, as ações foram organizadas.

“Sabemos o quanto é importante que as empresas do ramo alimentício saibam sobre as regras da Vigilância Sanitária, para que saibam como preservar e manusear os alimentos. Mas também é muito importante que as pessoas saibam sobre as regras básicas do manuseio de alimentos, evitando assim infecções e intoxicações. Pensando nisso, organizamos diversas atividades, algumas específicas para os setores comerciais e outras para informações gerais”, contou.

O titular da Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, ainda ressaltou que o trabalho da Vigilância vai muito além do ramo alimentício, está presente em diversos setores para garantir a segurança e saúde de todos.

“Atividades direta ou indiretamente relacionadas à saúde, como a produção de alimentos, bebidas, medicamentos, saneantes, cosméticos, aparelhos e instrumentos de uso médico, odontológicos, etc, são todos supervisionados pela Vigilância Sanitária para garantir a segurança sanitária de produtos e serviços consumidos todos os dias por milhares de pessoas. Por isso, convidamos as pessoas a conhecerem um pouco mais sobre os trabalhos da Vigilância aqui em nossa cidade”, convidou.