Saúde - Sexta-feira, 04 de Agosto de 2023

Cobertura vacinal contra a gripe não atingiu nem 50% em Tupã

Campanha é prorrogada em todo Estado devido à baixa cobertura em mais municípios

Cobertura vacinal contra a gripe não atingiu nem 50% em Tupã

A secretaria municipal de Saúde informa que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe comum) foi prorrogada até 31 de agosto. A prorrogação é determinação do governo do Estado após identificar baixa cobertura vacinal nos municípios.

Segundo informações da Saúde, Tupã não atingiu nem metade da cobertura vacinal, chegando a somente 44,12% da população imunizada, sendo 1.600 crianças; 318 gestantes; 7.283 idosos; 304 professores; 32 puérperas; 1.219 trabalhadores da saúde; 3 trabalhadores de transporte; 1 funcionário do sistema carcerário; 37 caminhoneiros; 181 pessoas com deficiências permanentes; 58 pessoas das forças de segurança e salvamento; 17 membros ativos das Forças Armadas; 1.805 pessoas com comorbidades; e 4.812 pessoas de outros grupos sem comorbidades.

A Pasta ressalta que toda a população com mais de 6 meses de vida pode se vacinar contra a gripe. Basta procurar a sala de vacina da Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, portando a carteira de vacinação para ser imunizado.

O titular da Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, ressaltou que a Campanha é de extrema importância para manter a saúde da população e evitar casos mais graves da gripe.

“A Campanha contra a Influenza é anual, e todos os anos ressaltamos a importância da vacinação. Este ano não difere e pedimos a colaboração de todos ara que a cobertura vacinal atinja pelo menos 90% aqui no município. Precisamos abandonar essa imagem de que a gripe é uma simples infecção, pois ela em sua forma mais grave pode levar até mesmo a óbito”, alertou.

A chefe do setor de Vigilância Epidemiológica, Juliana Yuri, destacou que todas as UBS e USF do município estão abastecidas com as doses contra a influenza e que as equipes estão preparadas para atender todos.

“Reforçamos a necessidade de todos se imunizarem contra a gripe, por ser muito importante seguirmos o calendário vacinal. Todas as nossas equipes estão preparadas para receber a população, tanto aqui no município quanto nos distritos”, informou.

Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada facilidade de transmissão, que pode acarretar epidemias. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.