Saúde - Segunda-feira, 07 de Agosto de 2023

Prefeitura adquire máquina de última geração para cultura bacteriana

Resultados de exames que saiam em 72h passarão a sair dentro de 3h

Com o objetivo de aumentar a qualidade dos atendimentos no Laboratório Municipal de Análises Clínicas de Tupã e agilizar os processos realizados no prédio, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu novo equipamento de cultura bacteriana.

Segundo informações, o novo equipamento de microbiologia automatizado é de última geração, usado apenas por grandes laboratórios pela sua agilidade nos resultados de testes RAA e de susceptibilidade em amostras como urina, líquidos estéreis ou não estéreis, e outras amostras biológicas.

O assessor Especial de Análises Clínicas, Edi Carlos Iacida, explicou que o Laboratório possuía uma máquina para a análise desses materiais, mas que os resultados ficavam prontos somente em 72h.

“Utilizando essa tecnologia de última geração, é possível ter o resultado em até 3h, o que nos ajuda a agilizar ainda mais os inúmeros exames que chegam ao Laboratório diariamente. Gestantes, por exemplo, que podem estar em uma situação de risco com alguma infecção, antes tinham que esperar todo esse período para terem um diagnóstico, mas agora com a automatização poderão ter o resultado no mesmo dia para seguirem com o tratamento adequado”, ressaltou.

O titular da Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, ainda destacou que esse é mais um avanço da Administração atual, e que servirá para muitos anos devido à tecnologia avançada do aparelho adquirido.

“Em média o laboratório recebe uma demanda de aproximadamente 850 exames por dia, tanto para a identificação de microorganismos como também para outros exames. Com esta máquina esse trabalho minucioso e tão importante será cada vez mais rápido, levando uma eficiência para toda a população. Por isso, quero agradecer em nome do Laboratório ao prefeito Caio Aoqui por mais esta aquisição, que auxiliará toda a equipe responsável e trará benefícios para todos os pacientes que precisam dos resultados do Laboratório Municipal”, agradeceu.

Para o prefeito Caio Aoqui é uma alegria ter a aquisição de mais um equipamento de última geração para ser usado em prol dos munícipes de Tupã. “O nosso Laboratório é referência em todo o estado de São Paulo, e é gratificante ver que as nossas equipes conseguem proporcionar eficiência nos exames e no atendimento a nossa população. Mais uma vez podemos melhorar ainda mais os serviços prestados pelo Laboratório, trazendo agora esse equipamento que é único em toda a nossa região, estando presente somente em grandes laboratórios como Hermes Pardini, Hospital Albert Einstein e outros”, pontuou.